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  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 78 pontos em fevereiro avançando 2,9% contra janeiro, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou alta de 2,1%, enquanto o de Expectativas (IE) cresceu 3,3% nesta mesma base de comparação.
  • Em relação ao mesmo período do ano passado (comparação interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram recuos de 11,2%, 13,7% e 8,8%, respectivamente.

Perspectivas:

  • A confiança do consumidor, no mês de fevereiro, interrompe quatro quedas consecutivas observadas desde outubro de 2020. Vale ainda ressaltar que esse movimento de alta ainda se encontra abaixo da sequência de recuperação que se estendeu de maio a setembro, quando o índice marcava 83,4 pontos. Desde lá, o índice caiu 6,5%.
  • O cenário ainda é incerto e isso, logicamente, afeta a confiança do consumidor. As notícias positivas do avanço do programa de imunização contra o novo coronavírus e a possibilidade da renovação do programa de auxílio emergencial influenciaram positivamente a confiança do consumidor no mês. No entanto, a sustentação e recuperação do indicador ainda está condicionada ao avanço consistente do programa de vacinação e a recuperação do mercado de trabalho, que ainda se encontra fragilizado como consequência da crise.