Quase 13 milhões de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro foram evitadas entre janeiro e agosto de 2022, segundo o estudo Censo da Fraude, da Konduto, vertical de antifraudes da Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Com isso, cerca de R$ 6,8 bilhões em prejuízos foram evitados em compras online e pagamentos digitais.

Em primeiro lugar, o número de pedidos analisados no período foi 71% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de tentativas de compras “fakes” barradas foi, proporcionalmente, 4,5 vezes maior que o registrado nos primeiro oito meses de 2021. 

Durante os dois primeiros quadrimestres de 2022, o mês com o maior volume de pedidos de compras online analisados foi maio, representando 13,5% do total do semestre, seguido por março, com 13,3%. Em relação ao volume de tentativas de fraude evitadas, os meses de janeiro e fevereiro registraram os maiores índices, com 15,1% e 17,5%, respectivamente, em relação ao total dos primeiros oito meses. 

Fevereiro, por sua vez, registrou o maior volume financeiro acumulado nas tentativas de fraudes evitadas, representando 25,09% do total de prejuízos evitados no primeiro quadrimestre de 2022. Além disso, fevereiro também se destaca como o mês com maior volume de tentativas de compras “fakes”, embora seja um mês mais curto, com apenas 28 dias. 

Assim, com menor número de vendas e maior volume de tentativas de fraude, fevereiro apresentou a maior participação das compras “fakes” sobre o total de pedidos analisados. Naquele mês, nada menos do que 6,2% de requisições de compra online eram, na verdade, tentativas de fraude, contra 5,3% na média dos meses do quadrimestre. 

Fraudes são mais comuns nos dias úteis 

Da mesma forma, o estudo revelou que 78% das tentativas de fraudes analisadas e evitadas pelo serviço Konduto ocorreram nos dias úteis da semana – segunda a sexta-feira. Entre o sábado e domingo (que presentam 28,6% do total de dias da semana), apenas 22% das tentativas foram registradas. “Para o fraudador é interessante que sua ação passe despercebida pelos sistemas de segurança.

Realizar uma compra durante os dias úteis, quando o movimento é maior, é uma forma de tentar se camuflar. Quanto mais parecido o comportamento do fraudador for com o do cliente comum, mais difícil fica a identificação da fraude”, explica Tom Canabarro, diretor de antifraude da Boa Vista. 

E o fraudador procura mesmo evitar o comportamento do comprador honesto. A faixa de horário entre 18h e 23h é responsável por 34,84% das compras analisadas e 32,64% das tentativas de fraude bloqueadas. O período das 12h às 17h registrou a maior participação no total de fraudes evitadas (38,08%) e foi o campeão em volume de compras (35,3%).

Já o período em que a Konduto evitou o maior volume financeiro de prejuízos evitados com o bloqueio de compras “fakes” foi o da faixa das 12h às 17h, com 44% do total – embora com esse “tíquete” maior, neste intervalo de tempo ocorram 38% do número de tentativas de fraude. 

 

Rio de Janeiro: campeão em fraudes x compras reais 

Em seguida, o censo da fraude mostra que nos primeiros oito meses de 2022, São Paulo e Minas Gerais tiveram uma participação menor no total de tentativas de fraudes no período (29,2% e 11,12%, respectivamente) do que no total de pedidos de compra online (32,5% e 15%). Já o Rio de Janeiro participa muito mais do total de tentativas de compra “fakes” (21,5%) do que em pedidos (10,1%), o que faz do estado, em termos proporcionais, o campeão em tentativas de fraude.

Além disso, em Minas Gerais com 11%. Bahia e Ceará, que cresceram no número de vendas, registram 5,3% e 2,9%, respectivamente, das tentativas de fraude, seguidos por Paraná (6,2%) e Rio Grande do Sul (5,8%). “É preocupante a situação do Rio de Janeiro e do Ceará, que têm 2,9% do total de compras online e 4,5% das tentativas de fraude”, comenta Canabarro, da Boa Vista. 

Dispositivos móveis são alvos 

Durante o período, 73% das tentativas de fraudes analisadas foram originadas nas transações realizadas em dispositivos móveis – 50,0% delas por meio do Chrome Mobile e 19,31% via Mobile Safari. Da mesma forma, o volume de compras via mobile em relação ao total chegou a 69,9% do total de transações.

Mas, quando se trata do volume financeiro envolvido nas tentativas de compras “fakes”, ainda há uma participação significativa dos PCs e notebooks (32%), embora os fraudadores móveis também dominem (68%). O que pode indicar a tentativa de compra fraudulenta de bens e serviços com valores maiores é mais difícil (ou menos fácil) de ser tentada pelo celular. 

R$ 1,5 bi em fraudes evitado no Dia dos Pais 2022 

Em 2022, nos cinco dias que antecederam o Dia dos Pais, a Konduto evitou R$ 1,5 bilhões em fraudes, valor 85% maior do que no mesmo período em 2021. A quantidade de vendas legítimas, no entanto, não acompanhou esse crescimento.

Por outro lado, o número de compras 'boas' cresceu apenas 23% entre os dois anos. Mesmo com mais vendas, o número de pedidos fraudulentos caiu 33%, (de 654 mil fraudes em 2021 para 311 mil em 2022), o que indica que os fraudadores tentaram fazer compras com um ticket médio maior. 

Sobre a Konduto 

A Konduto é a vertical de antifraude para pagamentos on-line da Boa Vista, que garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações.

A solução combina alta tecnologia e inteligência humana para realizar análises precisas em menos de um segundo e é utilizada por mais de quatro mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos. Por fim, também é idealizadora e organizadora do Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.