A concessão de crédito é o procedimento no qual uma instituição libera um valor para uma pessoa física ou jurídica. Este montante pode ser um empréstimo, um financiamento, um cartão de crédito e, até mesmo, um parcelamento na compra de um produto ou serviço. 

Vários quesitos são avaliados pelas instituições antes de liberar o crédito. Neste artigo, falaremos quais as etapas da concessão e o que influencia na liberação. Acompanhe! 

Como é feita a concessão de crédito? 

Antes da etapa de concessão de crédito ocorre a análise de crédito do solicitante. Esta fase consiste em um estudo sobre o perfil do cliente e toda a sua vida financeira. Alguns critérios considerados na análise são: 

  • Dados cadastrais, como CPF, estado civil, data de nascimento, escolaridade, profissão, renda, endereço; 

  • Restrições no nome, para saber se o cliente tem algum registro no SCPC, pelo não pagamento de outras dívidas; 
  • Perfil de crédito: avaliação do score do cliente;  
  • Renda: avaliação dos rendimentos do cliente e o quanto a parcela do crédito solicitado vai comprometer este valor. 

Se você quer solicitar crédito em nome da sua empresa, vai precisar, além dos seus dados pessoais, informações sobre o seu empreendimento, como CNPJ, receita recorrente e lucro líquido.  

Após a análise, as instituições determinam os riscos de conceder crédito ao cliente, bem como o valor que podem liberar ao consumidor. Esta etapa da concessão de crédito serve como uma garantia para a instituição de que o cliente irá conseguir pagar o valor que está solicitando. Mesmo com uma análise positiva do perfil do cliente, o risco de inadimplência sempre existe. Por isso, a próxima etapa, a cobrança, é tão importante para recuperar crédito para o seu negócio. 

Após a concessão de crédito, outra etapa importante é a cobrança. Mesmo fazendo a avaliação do cliente, o risco de não haver o pagamento ou dele acontecer com atraso sempre existe. Para não comprometer a saúde financeira da sua empresa, você pode adotar a notificação extrajudicial e, posteriormente, a negativação deste cliente para tentar recuperar o crédito do seu negócio. 

Quais os fatores que influenciam na concessão de crédito? 

Pontuação do score, hábito de pagar as contas em dia, nome negativado várias dívidas no nome e empresas com as quais já teve crédito, são alguns fatores que aprovam ou reprovam a concessão de crédito. 

Além da análise de crédito, que avalia todo o histórico financeiro do cliente, é importante ressaltar que a concessão de crédito também sofre influência do cenário econômico e político do período do pedido, podendo interferir na concessão ou não do valor. 

Qual a importância do score de crédito para a concessão de crédito? 

Além de ajudar empresas na tomada de decisão sobre vendas e fechamentos de negócios, a pontuação do score é determinante para a aprovação de crédito e contratação de empréstimos com taxas mais baixas 

O score de crédito é uma pontuação de 0 a 1.000 que apresenta a relação do consumidor com o dinheiro. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência ao não cumprirem com seus pagamentos.   

A pontuação é calculada automaticamente levando em conta os padrões de consumo de cada consumidor. O score avalia hábitos de compras, histórico de pagamentos, solicitações de créditos e outras questões sobre a vida financeira do cliente.   

Sendo assim, para aumentar o score e conseguir crédito a juros menores, não basta que todas as dívidas em atraso sejam pagas, já que essa pontuação leva em conta todo o histórico financeiro do cliente e seus hábitos de consumo e pagamentos.  

Isso significa que a pontuação não irá aumentar imediatamente sem a análise de todo o histórico. Se o consumidor costuma ficar inadimplente, o score continuará baixo até que ele construa uma rotina diferente. 

Como funciona a tabela do score Boa Vista? 

O Power Score é um modelo de concessão utilizado pelas empresas para avaliar o risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas. Nosso sistema utiliza as informações públicas que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito. 

Quanto mais próximo do 1.000 pontos, melhores são as probabilidades do consumidor pagar suas contas em dia. O score Boa Vista funciona da seguinte forma: 

  • Score baixo, de 0 a 549 pontos; 
  • Score médio, de 550 a 624 pontos; 
  • Score bom, de 625 até 699 pontos; 
  • Score muito bom, de 700 a 799 pontos; 
  • Score excelente, de 800 a 1.000 pontos. 

A partir de 625 pontos, o consumidor é considerado um bom pagador e já pode ser ofertado a ele condições melhores de crédito. 

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