Indicador apresentou expansão de 7,1% no acumulado em 12 meses

O indicador de Recuperação de Crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC – avançou 3,6% em julho de 2013 em relação a junho, descontados os efeitos sazonais. Na comparação do acumulado dos últimos sete meses com o período equivalente em 2012, a recuperação de crédito cresceu 4,2%. Confrontando-se os resultados dos últimos doze meses (ago/12 a jul/13) aos doze anteriores (ago/11 a jul/12), a variação é de 7,1%.

As melhores condições do mercado de crédito e o aumento da população empregada continuam a representar fatores que contribuem positivamente para o indicador em 2013.  Assim, a Boa Vista Serviços espera que o indicador de Recuperação de Crédito mantenha a dinâmica de elevação observada nos primeiros sete meses do ano, ainda que em menor intensidade, até o final de 2013. Projeta-se para o ano um aumento de 3% em relação a 2012.

Regiões

As regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram as maiores elevações mensais, respectivamente 8,9% e 8,0%, excluídos os feitos da sazonalidade. Já o Sudeste representou a menor variação: 0,7%, na mesma base de comparação.

Quando confrontados os últimos 12 meses, findos em julho, aos 12 meses precedentes, os destaques foram as regiões Nordeste (11,0%), Centro-Oeste e Norte (ambas com 8,2%). O Sudeste apresentou variação de 5,9%, enquanto o Sul avançou 6,0%.

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito apenas no setor varejista acompanhou o indicador geral e apresentou em julho uma expansão de 2,7% em relação a junho de 2013, descontados os efeitos sazonais. Todas as regiões contribuíram positivamente para a evolução do indicador, com destaque para o Nordeste (3,8%) e Sudeste (2,8%).

Na comparação acumulada em doze meses aos doze meses prévios, o indicador do varejo expandiu 8,0%. Nesta mesma base de comparação todas as regiões apresentaram crescimento em seus indicadores, destacando-se Nordeste e Sul com 11,8% e 8,4%, respectivamente.

 

Nota metodológica

O Indicador de Recuperação de Crédito é obtido a partir da quantidade de registros excluídos da base de dados da Boa Vista Serviços, em virtude do pagamento ou renegociação dos débitos correspondentes, em âmbito nacional. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.