O mundo dos negócios não acontece durante uma etapa na qual empresas oferecem produtos e serviços de consumo para a sociedade. Vender é um processo complexo que exige uma boa gestão, com atenção durante o planejamento e o desenvolvimento de cada fase.
E para isso acontecer com lucratividade, existem boas práticas que podem auxiliar no faturamento da sua empresa. Acompanhe nosso texto e aumente suas vendas seguindo as 5 dicas que preparamos para você conhecer.
O que é a lucratividade de uma empresa?
O termo “lucro” é um conceito que agrada todo empresário. Lucrar é alcançar resultados positivos da sua empresa após deduzir das vendas todos os custos e despesas.
Já a lucratividade serve como indicador de eficiência das suas ações de vendas e é obtido através de fórmulas que originam um valor percentual. Ou seja, a lucratividade indica o ganho que sua empresa conquista diante do trabalho que ela desenvolve.
Saber a lucratividade da sua empresa permite conhecer a relação do valor do lucro líquido junto ao valor das vendas e identificar o nível direto de competitividade do seu negócio.
Como calcular a lucratividade de uma empresa?
Há duas formas de se calcular a lucratividade dos seus negócios. Conheça:
O modo mais simples é através da Fórmula comum:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.
Exemplo:
Uma empresa alcançou receita total de R $100 mil e lucro líquido de R $24 mil. Então, aplicando a Fórmula citada, encontraremos o resultado:
Lucratividade = (R$ 24.000,00 / R$ 100.000,00) x 100
Lucratividade = 0,24 x 100
Lucratividade = 24%.
Outra fórmula para calcular a lucratividade, mas de maneira mais detalhada é pela Fórmula de Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
Fórmula:
Custo das mercadorias vendidas (CMV) = Estoque inicial (EI) + Compras(C) - Estoque final (EF)
Qual o alvo necessário para que haja lucratividade na empresa?
Cada cliente apresenta demandas específicas, busca identificação com a marca e espera encontrar atendimento de qualidade do início ao fim de suas compras.
Descubra quem são os clientes que consomem os produtos ou serviços que você oferece para planejar com eficiência as suas estratégias de venda e personalizar seu atendimento.
Como aumentar o faturamento de uma loja?
Vender mais e conquistar o cliente é o que as empresas desejam, mas não é um processo simples. A abordagem, o atendimento e a oferta de produtos são elementos que contribuem para a concretização das vendas. Continue lendo e conheça 5 dicas para aumentar seus lucros.
Como aumentar as vendas no seu comércio? 5 dicas de venda
As etapas do processo de vendas de qualquer negócio passam por categorias de prospecção, abordagem, negociação e finalização.
Para saber como aumentar as vendas no seu comércio, vamos conversar agora sobre algumas dicas que você pode experimentar em sua empresa em meios as categorias citadas, encontrar lucratividade e conquistar o cliente.
1° dica: Como potencializar a fase de prospecção de clientes?
Quer saber como vender mais? Como citamos antes, comece conhecendo seus clientes! Aposte no relacionamento de qualidade com cada cliente.
Saiba quem é o público que já consome seus produtos ou serviços através da construção de perfis e determine para quem mais você pretende vender, diante do foco da sua empresa. Você também pode desenvolver questionários de avaliação e sugestão respondidos por quem visita seus negócios. E, para além disso, identifique e avalie a concorrência.
Conhecer o perfil do seu público-alvo é essencial para conseguir montar boas estratégias de envolvimento e atração.
2° dica: Como fazer abordagens com qualidade?
Pesquisas apontam que atualmente a experiência do cliente tem se tornado um elemento prioritário na hora das compras, ficando muitas vezes acima até dos preços dos produtos e serviços.
Então, descubra o que seu cliente deseja. Invista em ambientes confortáveis, atendimento prático, inclusivo e com ampla disponibilidade, além de boa abertura ao vendedor.
Para isso, é preciso apostar em ações de marketing atrativas, capacitar e motivar sua equipe a vender mais e estar por dentro das novidades do mercado.
As campanhas de alto impacto e curto prazo em datas comemorativas tendem a ser maneiras eficientes de abordar seu público.
Pense: “O que a minha marca tem que se diferencia da concorrência?". Encontrando a resposta, deixe isso claro para os consumidores através de discursos envolventes e personalizados.
Uma estratégia de marketing amplia o conhecimento da sua marca. Divulgue informações sobre sua empresa para gerar identificação e sensação de segurança e bem estar. Além de que, quanto mais informações, maior o conhecimento dos produtos a serem oferecidos.
3° dica: Como trabalhar com negociação durante as vendas?
Negociar não é sinônimo de reduzir valores dos produtos ou serviços. É um processo de relacionamento que visa ao entendimento vantajoso entre as partes envolvidas.
Não fique preso aos preços! Faça planejamentos nos quais visualize a oferta de descontos progressivos ou vantagens para compras sequenciadas.
Faça seu cliente pensar na próxima compra ou levar mais produtos a partir de descontos planejados. Estude a possibilidade de realizar parcerias para engajar seus clientes diante de maiores benefícios durante suas novas compras.
4° dica: Como evitar desistências durante o processo de vendas? Invista no momento de finalização
O momento de fechar a venda junto ao cliente é outra fase que demanda muita dedicação na experiência de atendimento e satisfação do cliente, seja em espaço físico ou digital.
Esteja atualizado quanto às diversas formas de pagamento, garanta proteção durante o processo de troca de dados pessoais, ofereça uma equipe disponível para qualquer dúvida, tenha transparência quanto ao formato de entrega e faça seu produto ou serviço ser a principal propaganda do seu negócio.
Você pode saber que tem um produto de alta qualidade. Mas a dificuldade que o cliente pode encontrar durante a seleção do produto ou diante do encerramento do atendimento são fatores que geram desistência na hora de finalizar suas compras.
5° dica: Como fazer meu cliente realizar novas compras? Não esqueça o pós-venda!
Sua venda pode se multiplicar se você souber aproveitar o pós-venda. O investimento nessa fase faz seu consumidor retornar a sua loja para mais compras e indicar sua marca para novos clientes.
Aposte novamente no marketing! Crie programas de recuperação de clientes almejando fidelizar os atuais consumidores, ofereça ações como cartão-presente que beneficia o público e garante um retorno e mantenha contato através de espaços onlines e interativos.
Estude sua marca e seu público-alvo, planeje estratégias qualificadas de abordagem, esteja um passo à frente diante das negociações, garanta uma compra bem sucedida e almeje o pós-venda. Ou seja, dentro de cada processo, analise como adequá-los à sua realidade e demanda.
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