Um dos maiores desafios do mercado de concessão de crédito no Brasil é saber qual é a renda média do consumidor para entender se ele conseguirá pagar o montante concedido, sem pedir o holerite. Isso se dá por aspectos cultuais do brasileiro, que não tem como hábito revelar sua verdadeira renda na hora de solicitar crédito. Diante desse contexto, a Boa Vista, empresa de inteligência analítica, desenvolveu um modelo analítico capaz de prever com mais precisão a renda de uma pessoa física. A ideia é potencializar a concessão de crédito ao consumidor com o risco de inadimplência controlado.
A solução é um projeto do Centro de Excelência em Analytics (CEA) da Boa Vista e, graças a robustez das fontes de dados da companhia, consegue analisar diversas variáveis e presumir a renda de um consumidor. “Este é um modelo analítico complexo, que foi desenvolvido a partir de uma modernização da plataforma de Analytics da Boa Vista, aliada ao aumento de suas bases de dados – com foco no consumidor de baixa renda. Além disso, a complexidade do produto exigiu uma evolução das técnicas de modelagem e dados alternativos, uma vez que o modelo é alimentado por mais de 200 variáveis”, explica Lucas Guedes, VP de Negócios da Boa Vista.
“Dado o momento econômico delicado que vive o país, a concessão de crédito passa a ser importante. No entanto, é preciso que as empresas concessoras de crédito protejam a si mesmas e o consumidor da inadimplência. Ter disponível um modelo analítico tão preciso como esse é um grande passo nessa direção”, completa o executivo da Boa Vista.