Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, com cerca de três mil consumidores, em nível nacional, mostra que 91% dos entrevistados já tiveram crédito negado. Isso ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira.
Crédito negado por quê?
Em seguida, o estudo diz que as principais causas apontadas pelos consumidores entrevistados para ter o crédito negado no mercado são: possuir score de crédito baixo (43%), e ter restrições no nome, mencionada por 42% dos respondentes. Em seguida, não ter como comprovar renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%).
"Todas essas causas, de fato, podem fazer com que o consumidor tenha o crédito negado. Isso porque as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas. Tudo isso para realizar a análise e se decidir pela concessão, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.
A pesquisa também verificou a compreensão sobre o Cadastro Positivo por parte do consumidor. Em 2022, a Boa Vista constatou que 94% dos consumidores afirmam ter ciência do Cadastro Positivo, frente aos 78% registrados em 2021.
Porém, entre as pessoas que dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe como e onde consultar suas informações. Em suma, o Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.
Por fim, o Cadastro Positivo é visto por 44% dos consumidores como algo que faz com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por dívidas. O estudo também apontou que sete em cada dez, ou 71% dos consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância da nota na vida financeira.
“Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito impactam positivamente economia do país. E só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, explica Flávio Calife.
Consumidor Positivo
Saber se as informações de pagamento já fazem parte do Cadastro Positivo, ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF é um direito do consumidor. Dessa forma, a Boa Vista permite consultá-las de forma simples, rápida e segura, gratuitamente, no site www.consumidorpositivo.com.br.
Recentemente, a empresa adquiriu a Acordo Certo. Plataforma digital na qual é possível buscar renegociações de débitos, de graça, junto a empresas credoras parceiras. Para consultar acesse: www.acordocerto.com.br.
Metodologia
Enfim, as conclusões foram extraídas das pesquisas da Boa Vista que abordaram o tema Cadastro Positivo realizadas com consumidores em 2017, 2018, 2021 e 2022. Os estudos, com abrangência nacional, contemplam as opiniões de pouco mais de três mil consumidores.