A política de crédito é um conjunto de diretrizes que contém normas e critérios que as empresas adotam para tomar a decisão de aprovar ou negar a concessão de crédito a um cliente. Esta ferramenta é importante para a organização, uma vez que pode minimizar os riscos de inadimplência com clientes que são maus pagadores.
As políticas de crédito mudam de organização para organização. Essas diretrizes para concessão de crédito ao cliente devem se basear no tamanho do negócio e em outros fatores. A seguir, saiba quais os tipos, as fases e a importância da política de crédito para o seu negócio.
Você verá nesta matéria:
- Quais são os tipos de políticas de crédito
- Crédito liberal com cobranças rigorosas
- Crédito rigoroso e cobranças liberais
- Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
- Crédito liberal e cobranças liberais
- Crédito moderado e cobranças moderadas
- Quais são as fases da política de crédito?
- Para que serve uma política de crédito?
Quais são os tipos de políticas de crédito?
A política de crédito pode ser um diferencial competitivo de uma organização. Isso desde que as diretrizes sejam elaboradas estrategicamente, levando em conta o momento atual do negócio e o objetivo da empresa.
Assim, a política de crédito é dividida em cinco categorias. Conheça cada uma delas a seguir.
1 | Crédito liberal com cobranças rigorosas
É aplicada por empresas que costumam facilitar o acesso ao crédito para o cliente. Assim, o número de contemplados é maior. Contudo, as cobranças por não pagamento são duras, uma vez que a liberação do crédito acontece sem muita restrição.
2 | Crédito rigoroso e cobranças liberais
Nesta política, o crédito só é liberado após uma análise minuciosa do cliente, assegurando que ele tem grandes chances de fazer o pagamento em dia. Assim, as cobranças serão facilitadas, já que o cliente tem histórico de bom pagador.
3 | Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
Esta política é aplicada por empresas que apresentam muitas vantagens competitivas, que precisam selecionar seus clientes, uma vez que recebem muitas solicitações de concessão de crédito. Desta forma, a liberação do crédito e a cobrança pelo pagamento são feitas com ações rígidas.
4 | Crédito liberal e cobranças liberais
Essa é uma prática adotada pelas empresas que querem aumentar sua base de clientes e que têm resguardo para arcar com possíveis inadimplências. Assim, o crédito é liberado facilmente e a cobrança é feita de forma menos rigorosa.
5 | Crédito moderado e cobranças moderadas
Esta é uma prática comum em empresas que não têm muitas solicitações de concessão de crédito para que elas possam ter o risco de inadimplência reduzido. Com isso, a liberação do crédito acontece depois de um processo moderado de avaliação do cliente e a cobrança também leva em conta ações moderadas.
Quais são as fases da política de crédito?
Independente do modelo de política de crédito escolhido, todas usam critérios para estabelecer as diretrizes para concessão e cobrança do cliente. A maioria das empresas considera os cinco C’s de crédito, que são:
- Caráter: leva em conta a propensão do cliente em pagar ou não a dívida;
- Capacidade: leve em conta o histórico de pagamentos do cliente;
- Capital: leva em conta a situação financeira atual do cliente;
- Condições: leva em conta o momento econômico atual do país;
- Colateral: leva em conta o que o cliente oferece como garantias para pagamento do crédito.
Para que serve uma política de crédito?
Criar uma política de crédito não será capaz de reduzir a zero os clientes inadimplentes do seu negócio. O risco com inadimplência sempre vai haver, mas estruturar uma ferramenta capaz de auxiliar na tomada de decisão sobre concessão de crédito pode garantir segurança financeira ao seu negócio.
A Boa Vista também oferece serviços que podem auxiliar na tomada de decisão sobre concessão de crédito da sua empresa, como a consulta ao CPF e ao CNPJ de clientes. As soluções da BV, Acerta Positivo e Define Positivo, utilizam inteligência analítica na interpretação do banco de dados sobre o histórico de pagamento e a saúde financeira dos clientes.
Através destas informações é possível analisar quem é o cliente ou parceiro com o qual a sua empresa está negociando. O histórico de pagamentos é um indicador extremamente importante para ser avaliado, pois irá confirmar se o consumidor honra com seus compromissos em dia. Assim, é possível identificar bons e maus pagadores, e com essas informações, sua empresa pode fechar negócios com mais segurança e menos risco de inadimplência.
Outra ferramenta importante que a BV disponibiliza aos seus clientes é o Power Score. Esta solução é utilizada pelas empresas para avaliação de risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas. Para isso, nossos clientes têm acesso a nossa base de dados que inclui cadastro positivo, cadastro negativo, bases alternativas e muitas outras.
O nosso modelo de concessão gera o score de crédito do cliente, uma pontuação de 0 a 1.000 que demonstra a relação do consumidor com o dinheiro. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência.
A pontuação é calculada automaticamente por meio de parâmetros matemáticos e tecnológicos baseados nos padrões de consumo de cada consumidor. O score leva em consideração hábitos de compras, rotina de pagamentos, solicitações de créditos, além de outras questões que devem contribuir na atribuição dos pontos de cada pessoa.
Com nossas soluções, em poucos minutos você tem uma avaliação completa sobre o cliente e pode tomar decisões mais seguras e assertivas sobre a concessão de crédito para este consumidor.
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