A prospecção passiva é um método de captar clientes no qual quem procura o seu negócio ou serviço são os próprios prospects. Este modelo de atração de consumidores é diferente da técnica ativa, em que sua empresa aborda o cliente e oferece produtos.
No modelo de atração passiva de clientes, sua empresa precisa gerar conteúdo relevante e de valor, para despertar no público o desejo de procurar saber mais sobre o seu negócio. O prospect, quando chega no topo do seu funil, ainda vai descobrir que tem uma necessidade, percorrendo a jornada de compra e o pipeline até conhecer qual é a sua solução ofertada.
A prospeção passiva pode ser um método eficaz para captação de clientes. Por isso, reunimos neste artigo maneiras de utilizar esta técnica de atração de prospects. Continue a leitura!
Você vai ler neste artigo:
- O que é prospecção passiva?
- E prospecção ativa, o que é?
- Como fazer prospecção passiva?
- Qual técnica de prospecção escolher?
- Dica extra: utilize ferramentas de prospecção de clientes para vender mais
O que é prospecção passiva?
A prospecção passiva de clientes usa como base a metodologia do inbound marketing, que estabelece ações voltadas para o topo do pipeline. É o método de atração de clientes em que os prospects tomam a iniciativa de procurar sua empresa. Esse contato acontece de forma espontânea, sem que sua equipe de vendas tenha que forçar qualquer tipo de comunicação.
Por isso, esta técnica é considerada mais natural. A principal vantagem deste método de prospecção é que o cliente que procura seu serviço ou produto já está certo da decisão dele, o que poupará tempo da sua equipe de vendas na etapa de negociação do fundo de funil.
E prospecção ativa, o que é?
A captação ativa é uma estratégia de vendas na qual os vendedores da sua empresa irão abordar os potenciais consumidores da sua marca para oferecer a eles o seu produto ou serviço. Sua empresa vai usar os canais que achar pertinente para vender ao cliente, como abordagem por meio de representante comercial, anúncios em rádio, jornais ou TV, flyers ou outdoor, e ligações telefônicas.
Como fazer prospecção passiva?
Se a prospecção passiva quer dizer que o seu potencial cliente é que vai entrar em contato com você, sua equipe não precisa apenas esperar o telefone tocar ou algum e-mail chegar. Seu negócio precisa criar ações de marketing e vendas para que seus potenciais clientes conheçam o seu empreendimento e o que você faz.
Ações de inbound marketing são uma ótima oportunidade para geração e qualificação de leads. Neste método, a sua empresa precisa criar estratégias para nutrição de potenciais clientes através de ações de marketing de conteúdo. Assim, o consumidor percebe que está atrás de uma solução e que o seu produto pode ser a resposta para o que ele está procurando.
Com o inbound marketing sua empresa vai criar e compartilhar conteúdo alinhado às necessidades do seu público para que você se torne conhecido na web e tenha mais chances de conduzir potenciais clientes para o fundo do funil de vendas.
A presença nas mídias sociais também é um exemplo de tática de prospecção passiva. Nestes canais, sua empresa vai compartilhar conteúdos relevantes e úteis para a sua audiência. A presença efetiva, curtindo, respondendo e compartilhando materiais também é importante para a eficácia da técnica de prospecção.
Outro exemplo de tática de prospecção passiva é a criação e compartilhamento de conteúdos em um site, que é a vitrine online da sua empresa. No seu site, conte a sua trajetória profissional, fale dos seus serviços, compartilhe conteúdo e deixe número de telefone e e-mail atualizados para que os clientes possam entrar em contato com você.
Todas as táticas de prospecção passiva são baseadas no estudo do público-alvo e na definição do perfil de cliente ideal e da persona. A credibilidade tende a aumentar e você pode vir a se tornar uma marca de referência no segmento.
Qual técnica de prospecção escolher?
A prospecção passiva é uma estratégia que trabalha com resultados a longo prazo. Por isso, é indicada para empresas que possuem uma carteira de clientes fixos e que querem aumentar a sua base de consumidores.
A prospecção ativa é mais indicada para empresas que buscam resultados expressivos e a curto prazo. Por isso, é mais recomendada para empresas que são novas e estão a pouco tempo no mercado, com uma base de clientes pequena.
Agora, como já falamos no Blog Boa Vista, você pode aplicar as duas técnicas de prospecção de clientes juntas.
Dica extra: utilize ferramentas de prospecção de clientes para vender mais
O BlueBox é uma das soluções certeiras que oferecemos para prospecção e retenção de clientes, que ajuda a aumentar a performance das suas vendas e a assertividade do público-alvo. Ao utilizar inteligência analítica para gerar informações relevantes de mercado e perfil de público, a Boa Vista auxilia na definição das estratégias de marketing e tomadas de decisões.
Com o Boa Vista BlueBox, você pode fazer análises e estudos da carteira de seus clientes ou do mercado, e ter acesso ao nosso banco de dados para manter a qualidade dos leads. Nossa solução não necessita de integração com nenhum outro software de banco de dados e beneficia seu negócio em dois aspectos principais:
- Encontrar a melhor base de clientes: fazendo estudos e segmentando o público de acordo com sua preferência.
- Enriquecer seus leads: utilizando a base de clientes gerada pela Boa Vista para manter o nível de qualidade das suas campanhas.
Através da nossa plataforma, também é possível encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Para isso, faça diversas segmentações e estude a melhor base para atingir o seu objetivo. A partir daí, crie tabelas detalhadas com atributos específicos, aumente a precisão de suas análises e tenha mais agilidade para a sua tomada de decisão.
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