O público-alvo é a determinação das pessoas certas para quem sua empresa pode vender. A eficácia do processo comercial do seu negócio está relacionada com o quanto os seus vendedores conhecem do seu produto e do seu cliente, para que possam ofertar as melhores soluções para o fechamento de negócios.
Por isso, a definição do público-alvo é tão importante. Conhecer quem é a pessoa que compra de você, vai ajudar seu negócio a estruturar soluções que atendam necessidades específicas dos consumidores e, consequentemente, fazer com que o seu produto venda mais.
Pensando em ajudar sua marca a conhecer seu cliente e aumentar as vendas neste novo ano, criamos este conteúdo para ajudar na definição do público-alvo do seu negócio. Acompanhe.
Você vai ler neste artigo:
- Antes de tudo: quem é o público alvo?
- Como definir o público-alvo da sua empresa?
- Qual é a diferença entre ICP, persona e público-alvo?
- Por que definir o público-alvo?
- Aumente a performance das suas vendas com a ajuda da Boa Vista
Antes de tudo: quem é o público alvo?
O público-alvo é a definição mais ampla e generalizada dos clientes de uma empresa. Também chamado de target, este conceito é usado para representar uma segmentação da sociedade para qual os serviços e produtos da sua empresa podem ser úteis.
O público-alvo é um grupo formado por consumidores que têm características em comum, como dados demográficos. Estas informações são relevantes para empresas que atuam com marketing pago e que utilizam estes dados em seus anúncios.
Como definir o público-alvo da sua empresa?
Como você viu, o público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum. Para definir o público-alvo do seu negócio, é preciso reunir as seguintes informações sobre seu cliente: idade, gênero, renda e localização geográfica.
Vale ressaltar que a definição do público-alvo é muito mais abrangente e é incapaz de determinar com exatidão detalhes do seu cliente que, em alguns casos, poderiam ser fundamentais para o sucesso da sua comunicação de marketing.
É por isso que algumas empresas trabalham com o conceito de público-alvo, persona e cliente ideal. Os três termos têm sua própria definição e contribuem de maneiras diferentes para a criação de estratégias de marketing e vendas.
Qual é a diferença entre ICP, persona e público-alvo?
A principal diferença entre perfil de cliente ideal (ICP), persona e público-alvo está na maneira como cada termo caracteriza os consumidores de uma empresa.
Enquanto o público-alvo é uma definição mais ampla e generalizada dos clientes de uma organização, o ICP é a seleção de pessoas, dentro do público-alvo, com maior potencial de se tornarem consumidores de uma empresa. Além dos dados mais gerais do público, é possível incluir aspectos como profissão, faixa etária e poder aquisitivo neste perfil.
Já a persona, é a criação de um personagem fictício com base no ICP. De acordo com as características do cliente ideal, é possível criar uma pessoa que teria um grande interesse nos produtos ou serviços da sua empresa e com alto potencial para fechar um negócio. É comum uma persona ter um nome, idade, escolaridade, cargo que ocupa numa empresa e classe social, entre outros detalhes.
Por que definir o público-alvo?
A definição do público-alvo do seu negócio contribui para a redução dos custos com estratégias de marketing e vendas, já que elas se tornarão mais assertivas. Porém, este não é o único benefício da criação de um público-alvo para o seu negócio.
Quando sua empresa conhece para quem ela quer vender, as chances de prospectar leads qualificados é maior. Assim, sua equipe de vendas conversa com potenciais clientes e não perderá tempo tentando fechar negócio com quem não tem interesse no seu produto.
Outro benefício de conhecer o seu público é o aumento na taxa de retenção de clientes e o fechamento da compra mais rápido. Afinal, o cliente sabe que ele precisa do seu serviço ou produto, então, o ciclo de venda é encurtado e o fechamento da compra é mais rápido.
Aumente a performance das suas vendas com a ajuda da Boa Vista
Nossas soluções utilizam inteligência analítica para gerar informações relevantes de mercado e perfil de público. Assim, a Boa Vista auxilia na definição das estratégias de marketing e tomadas de decisões do seu negócio.
Nossa ferramenta de prospecção e retenção de clientes, o Boa Vista Blue Box, ajuda a aumentar a performance das suas vendas e a assertividade do público-alvo. Com acesso ao nosso serviço, você pode fazer análises e estudos da carteira de seus clientes ou do mercado, e ter acesso ao nosso banco de dados para manter a qualidade dos seus leads.
A Boa Vista Blue Box não precisa de integração com outro software de banco de dados e beneficia seu negócio em dois aspectos principais:
- Encontrar a melhor base de clientes: fazendo estudos e segmentando o público de acordo com sua preferência.
- Enriquecer seus leads: utilizando a base de clientes gerada pela Boa Vista para manter o nível de qualidade das suas campanhas.
Na nossa ferramenta você pode fazer diversas segmentações e estudar a melhor base para encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Com a definição do seu cliente ideal, você pode criar tabelas detalhadas com atributos específicos, aumentar a precisão de suas análises e ter mais agilidade para a sua tomada de decisão.
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