A Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da empresa de inteligência analítica Boa Vista, detectou que, entre janeiro e abril de 2022, as tentativas de fraudes evitadas no Pará cresceram em 300%, enquanto as vendas online analisadas cresceram menos, 233%, em comparação com o mesmo período no ano passado.
No período, o Pará representou cerca de 1,5% das vendas analisadas e 2,5% das fraudes evitadas em todo o País.
Aumento nas tentativas de fraude em relação a 2021
Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas online. A Konduto analisou quase o dobro de pedidos em relação ao mesmo período de 2021. Houve um crescimento de 196%, enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram 214% na mesma comparação.
Do mesmo modo, até aqui, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes. Isso porque houve um índice de 204% e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, a Konduto registrou um aumento de 117% nos pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado.
Menor número de vendas e fraudes aos domingos
Os dados nacionais da empresa também revelaram que durante o 1º tri de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo online. Apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia.
Além disso, também foi o dia com a menor incidência de tentativas de fraude registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude.
Hora do almoço é terreno fértil para fraudes
Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude. 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas.
Entretanto, em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.
“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.
Sobre a Konduto
A Konduto é a vertical de antifraude para pagamentos online da Boa Vista Serviços. Garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento. Sempre combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações.
Nesse sentido, a solução combina alta tecnologia e inteligência humana. Tudo para realizar análises precisas em menos de 1 segundo e é utilizada por mais de 4 mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos.
Por fim, a empresa também idealiza e organiza o Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.