A praticidade unida ao bom atendimento é o conjunto perfeito para a ampliação das vendas de produtos e serviços, já que todo cliente espera ter facilidade no momento de suas compras e ser bem acolhido. Através das vendas pelo WhatsApp é possível estar presente na evolução do mercado e no modo de consumo das pessoas em um ambiente virtual confortável.
Por isso, se você está procurando investir nesse aplicativo para alcançar mais resultados positivos em seu negócio, descubra agora como utilizar o WhatsApp de forma eficiente durante suas vendas.
Por que oferecer um produto pelo WhatsApp?
Já é indiscutível a capacidade do WhatsApp de facilitação e aceleramento de comunicação, sendo possível utilizá-lo para diversas finalidades como bater papo, se divertir, estudar, pagar contas e até realizar negócios.
Este aplicativo, que é considerado uma rede social e necessita de uma conexão de internet para funcionar, faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros e permite trocas de informação por meio de ligações, envio de áudio, arquivos, mensagens de texto e até de chamadas de vídeo.
Por isso, ao utilizar o WhatsApp como canal direto de comunicação com seus clientes, você poderá entrar em contato rapidamente e estar a disposição para esclarecer dúvidas, resolver conflitos, divulgar promoções e até fazer vendas, negociações e pagamentos.
Como oferecer um produto pelo WhatsApp?
Se decidir oferecer seu atendimento pelo WhatsApp, inicialmente, você precisará construir um planejamento estratégico, ou seja, saber quais objetivos você quer alcançar através do aplicativo e estudar as maneiras mais eficientes de alcançá-los.
Tenha uma conta no WhatsApp Business
O passo seguinte, após construir seu planejamento estratégico para ampliar suas vendas por meio do WhatsApp, instale gratuitamente e faça uma conta no WhatsApp Business (versão do aplicativo voltada para empresas).
Por meio do seu perfil empresarial, você poderá trabalhar de maneira manual ou automatizada para classificar e responder rapidamente a cada contato. Entre as funcionalidades do WhatsApp Business, estão:
a possibilidade de uso do telefone fixo para registro, assegurando clientes antigos;
a caracterização do perfil empresarial, fornecendo um “cartão de visita” da empresa;
a inclusão de mensagens automáticas para receber seus clientes no aplicativo;
o acesso a métricas que informam os números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas;
a utilização de etiquetas e marcadores através de tags para classificar clientes com informações como “novo cliente” ou “pedido finalizado”. Entre outros recursos.
Depois de garantir o WhatsApp Business, é preciso que seus clientes saibam que você também está no aplicativo.
Faça seus clientes saberem que você está no WhatsApp
Faça o público consumidor de seus produtos e serviços saber que você está online no WhatsApp!
Isso pode acontecer através de uma boa divulgação em suas outras fontes de comunicação, sejam elas físicas (em sua loja física ou por panfletos, amigos e família) ou digitais (site, blog, e-mail e outras redes sociais).
Ofereça um caminho prático de acesso ao seu número empresarial no aplicativo e, através dele, solicitar permissão para envio de mensagens via WhatsApp para deixar seus clientes atualizados.
No meio digital, uma opção eficiente é a criação de botões no site, blog ou email que direcionam, em um clique, o usuário até uma conversa com a sua empresa dentro do WhatsApp.
Nunca envie mensagens sem autorização
Uma informação importante que você precisa anotar: Nunca encaminhe mensagens para contatos em que você não solicitou antes uma permissão de envio de início de conversas.
Essa “invasão” ao celular de um potencial cliente pode gerar sérios problemas para sua empresa.
Agora que você já sabe como avisar seus clientes sobre sua presença no WhatsApp, entre em ação com seus planos de abordagem e conclusão de vendas.
Qual a melhor forma de abordar um cliente via WhatsApp?
Antes de começar a utilizar o WhatsApp para vendas, conheça algumas estratégias que podem oferecer as melhores formas de abordar um cliente via aplicativo.
Organize seus clientes
Alcançar maiores vendas através do WhatsApp requer organização! Utilize as etiquetas e os marcadores do WhatsApp Business que já citamos aqui no texto.
Para organizar seus clientes, desenvolva práticas de nomeá-los no WhatsApp Business seguindo cada estágio de relacionamento com seu negócio, desde um contato inicial, potencial cliente e primeira compra à compra finalizada, cliente fiel e outras diversas possibilidades de caracterização.
Outra dica durante a organização de seus clientes, é a criação de cronogramas com abordagens específicas para cada tipo de consumidor. Assim, sua empresa estará respeitando as particularidades de cada contato e os momentos da relação deles com o seu negócio, além de se capacitar para qualificar seu funil de vendas.
Esse cronograma ajuda na visualização do que é necessário fazer para avançar em cada fase do seu negócio para que as vendas sejam concretizadas e, quem sabe, a relação ainda se torne de fidelização.
Invista nas listas de transmissão
Grupos de WhatsApp para venda já se demonstraram desinteressantes para clientes antigos e possíveis novos consumidores.
Enquanto um grupo no WhatsApp reúne usuários interessados em um determinado assunto, possibilitando a troca de conteúdo entre eles e, ao mesmo tempo, mensagens desvinculadas com o propósito da sua empresa.
A lista de transmissão é composta por uma lista que você selecionou de contatos e quis encaminhar mensagens por meio de janelas individuais no aplicativo. Ou seja, a conversa com cada contato ocorrerá sem interação com outros usuários.
A aplicação dessa lista é eficiente para divulgar novos produtos, anunciar promoções, facilitar o conhecimento sobre os interesses de cada cliente e aumentar a sensação de melhor experiência de atendimento para o usuário.
Por isso, dedique-se à criação de mensagens carismáticas, claras, objetivas e que busquem aproximação com seus clientes.
Envie mensagens com conteúdo
Para além da divulgação dos catálogos de seus produtos e serviços e de suas promoções, criar um diálogo de identificação e valor com seus clientes através de conteúdos que estejam relacionados com o cotidiano das pessoas, pode proporcionar vínculos de longa duração.
Por isso, personalize suas mensagens, aposte em tratamentos como o uso do nome dos clientes nas conversas e saudações com a cara da sua marca.
Outras sugestões são encaminhamentos de mensagens que apresentem novidades de modo geral da área de atuação da sua empresa, ou que falem sobre a importância ambiental, social ou política de se escolher a sua marca na hora das compras.
Apresente o seu diferencial a partir de materiais que proporcionem experiências capazes de fazer o cliente se sentir especial e satisfeito por comprar de você.
Como chamar a atenção dos clientes pelo WhatsApp?
Você já tem sua lista de clientes no WhatsApp, já sabe fazer listas de transmissão e agora quer apresentar seus produtos e serviços chamando a atenção dos clientes para novas vendas? Crie uma campanha de vendas!
Faça campanha de vendas
É verdade que é preciso ter cuidado para que campanhas assim não pareçam atitudes invasivas e prejudiquem a imagem da sua marca. Por isso, capriche no conteúdo da mensagem e adote uma linguagem persuasiva para apresentar em versão resumida o seu negócio.
O Marketing Digital, através de conteúdos qualificados, é um caminho direto para o alcance de novas vendas. Uma dica é começar sua campanha respondendo ao seu cliente porque a sua empresa é a melhor opção para as possíveis necessidades de consumo.
Outra opção para ser percebido por seus clientes é o recurso do status do WhatsApp.
Use o Status do WhatsApp
O status do WhatsApp é um recurso do aplicativo que permite que uma publicação sua seja apresentada para todas as contas que tiverem o seu número salvo em suas agendas.
Esse status pode ser feito através de imagens que divulgam promoções ou anunciam produtos à venda e ficam disponíveis por 24 horas para visualização no aplicativo.
Como aumentar a conclusão de vendas pelo WhatsApp?
Para além das formas de captura e abordagem de clientes que sugerimos no tópico anterior, é importante estar disponível para todos os usuários com contas no WhatsApp e não permitir atrasos nos momentos de atendimento.
Esteja disponível
Algumas das saídas para se manter presente constantemente no aplicativo e assim, gerar maior quantidade e qualidade no atendimento é através da utilização do WhatsApp Web e de Assistentes Virtuais.
Com o WhatsApp Web, você consegue gerenciar o aplicativo pelo computador, alcançando mais possibilidades para acompanhar as conversas, enviar e receber arquivos durante os atendimentos.
Já com um Assistente Virtual, feito com Inteligência Artificial e aplicado ao WhatsApp, sua empresa ultrapassa as mensagens automáticas iniciais e oferece respostas rápidas e personalizadas para as perguntas dos usuários do início ao fim da conversa, em qualquer horário. Além de possuírem evolução a partir do histórico de uso.
Não estar disponível é o caminho para a perda de clientes. A sensação de espera ou até mesmo de ser ignorado por uma empresa gera insatisfação do usuário que pode chegar ao conhecimento de outros potenciais clientes. E os resultados negativos podem ser maiores do que se podia imaginar.
Ofereça atenção pós-venda
Você já concluiu uma compra através do WhatsApp? Se sim, após a venda garantida, mantenha um diálogo de aproximação do cliente perguntando, por exemplo, o que ele achou do atendimento, se tem dúvidas sobre a chegada do produto ou sugestões para novas compras junto a sua marca.
O cuidado pós-venda pode proporcionar ao consumidor uma sensação satisfatória de conclusão de compras por você demonstrar preocupação com a opinião dele sobre seus serviços oferecidos.
E também, pode ocorrer um tempo depois, servindo como estratégia para nova abordagem junto ao cliente pelo WhatsApp, alcançando novas vendas.
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Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Apresentamos informações para você montar as melhores estratégias de vendas pelo WhatsApp para o seu negócio e conquistar mais clientes, mas se quiser mais informações, entre em contato com a gente.