Por Rafael Ciampone, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC
Segundo o IBGE, a produção industrial registrou queda de 0,3% em abril, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O valor foi um pouco menor do que o previsto pelo mercado, que apontava queda de 0,2% mantida a base de comparação anterior.
Analisando as grandes categorias econômicas, houve redução na margem de 0,8% na categoria de Bens de Consumo, de 0,6% na categoria de Bens de Capital e de 0,2% em relação aos Bens Intermediários.
Já o índice de difusão foi de 50%, ou seja, houve elevação na produção industrial em 12 dos 24 setores avaliados pela pesquisa.
Ademais, a produção industrial desacelerou na variação acumulada em 12 meses, passando de 2,1% em março para 0,8% em abril, enquanto na comparação do acumulado no ano houve queda de 1,2% na produção industrial. Mantida a base de comparação anterior, Bens de Capital caiu 4,8% e Bens Intermediários 1,5%, enquanto na categoria de Bens de Consumo foi observada alta de 0,6%.
Por fim, tendo em vista os últimos resultados, o cenário para o setor industrial em 2014, antes mais favorável, poderá ser revertido, uma vez que o setor ainda mostra certa fragilidade e debilidade para recuperar o ritmo de crescimento. Sendo assim, esperamos um crescimento de 1,2% da atividade industrial ao final do ano de 2014.