O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV recuou 1,6% em maio na comparação mensal dos dados dessazonalizados, com essa 4º queda consecutiva, o resultado foi o pior em quase dez anos. O Índice da Situação Atual e o Índice de Expectativas também apresentaram reduções, de 2,0% e 1,3%, respectivamente.
Quando comparamos o mês de maio com o mesmo período do ano anterior, os dados apontam queda de 19,7% na situação atual e de -22,6% nas expectativas. O índice geral reduziu em 21,2%, nesta mesma base de comparação.
Quanto aos dados agregados com ajuste sazonal, todos os índices mantiveram-se abaixo da média histórica que corresponde a 98,0 pontos, registrando individualmente: Índice de Confiança da Indústria 71,6 pontos, Índice da Situação Atual 74,6 pontos e Índice de Expectativas 68,7 pontos.
Para o ano de 2015 não esperamos recuperação produtiva na indústria, mas o efeito base de comparação deverá amenizar a queda do setor (tendo em vista a grande deterioração ocorrida em 2014). Sendo assim, aguardamos um resultado anual de - 3%.
O gráfico abaixo nos mostra a evolução, tanto da produção como da confiança, da indústria nos últimos anos: