Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,7 pontos em maio, na comparação com abril. O ICI passou de 77,5 para 79,2 pontos, uma elevação de 2,2%. É a terceira alta consecutiva no índice, o que faz com ele se afaste do mínimo histórico. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal o ICI também apresentou variação positiva, de 2,5%.
Ainda na análise mensal tanto o Índice da Situação Atual (ISA) como o de Expectativas (IE) subiram, com variações de 0,9% e 3,4% respectivamente. Ambos registraram o maior patamar desde março de 2015.
Especificamente para o IE, na abertura do índice, houve elevação das perspectivas para a produção nos três meses seguintes além de queda do percentual de empresas que previam reduzir a produção nos meses seguintes, de 32,5% para 28,7%.
Apesar de ainda haver muita incerteza no cenário político, o pessimismo vem diminuindo, sendo este o fator que mais que mais contribuiu para a alta do IE e consecutivamente para o ICI.
O gráfico abaixo compreende a evolução do ICI ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente: