Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu para 98,2 pontos em janeiro, na variação mensal com ajuste sazonal. Na comparação interanual, houve queda de 2,3%.
Desagregando os indicadores que compõem o ICI, observa-se que o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,0% e o de Expectativas (IE) 4,5% na comparação mensal. Em relação a janeiro de 2018, os indicadores recuaram 3,7% e 0,3%, respectivamente.
O resultado de janeiro sinaliza leve melhora na retomada da confiança no setor após um semestre desfavorável para a indústria. Segundo a FGV, apesar da avaliação tímida sobre a situação atual, as expectativas de evolução da produção e do emprego, além do otimismo sobre melhora no ambiente de negócios para os próximos meses, contribuíram para o bom desempenho do índice no mês. Com isso, espera-se que para 2019 o indicador volte a apresentar uma trajetória positiva, semelhante a apontada em 2017 e interrompida ao final do primeiro semestre de 2018.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) dessazonalizado apresentou queda de 0,5 p.p. atingindo 74,3% em janeiro.