O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV obteve novo resultado negativo em setembro ao registrar variação de -2,9%, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Após uma aparente recuperação em julho, o indicador já apresenta queda por dois meses consecutivos. Mantida a base de comparação, o Índice de Expectativas sofreu retração de 4,2% e o Índice da Situação Atual caiu 1,9%.
Quando comparamos o mês de setembro com o mesmo período do ano anterior, os dados apontam queda de 15,5% na situação atual e de 20,7% nas expectativas. O índice geral reduziu em 18,2%, nesta mesma base de comparação.
Quanto aos dados agregados com ajuste sazonal, todos os índices mantiveram-se abaixo da média histórica, que corresponde a 95,8 pontos. Individualmente, as categorias que compõem o índice registraram: Índice de Confiança da Indústria 66,0 pontos, Índice da Situação Atual 67,9 pontos e Índice de Expectativas 64,0 pontos.
A indústria tem amargado reduções na produção e no seu respectivo índice de confiança. A desvalorização cambial ainda não conseguiu contrabalancear os efeitos negativos que o acúmulo de estoques e a baixa demanda têm causado no setor. O índice de expectativas não sugere melhoras para os próximos meses e dada a atual conjuntura econômica, o recuo da produção industrial no final de 2015 deverá rondar os 5,5%.
O gráfico abaixo nos mostra a evolução tanto da produção como da confiança da indústria nos últimos anos: