Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu para 96,1 pontos em setembro, na variação mensal com ajuste sazonal. Na comparação interanual, houve alta de 3,0%.
Desagregando os indicadores que compõem o ICI, observa-se que o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 2,8% e o de Expectativas (IE) 4,2% na comparação mensal. Em relação a setembro de 2017, os indicadores registraram alta de 4,8% e 0,9%, respectivamente.Em setembro a confiança da indústria registrou o menor nível desde outubro de 2017 (95,9 pontos), apresentando queda em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Segundo a FGV, o resultado do mês pode estar relacionado à volatilidade intrínseca ao período eleitoral e a piora das expectativas para o fim do ano. Sendo assim, o movimento dos últimos meses reflete a fragilidade dos negócios no setor e as incertezas internas e externas.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) dessazonalizado apresentou alta de 0,9 p.p. atingindo 76,9% em setembro.