Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,9% no mês de julho, atingindo 87,5 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,9% e o de Expectativas (IE) sofreu uma leve queda de 0,1%.

Na comparação com julho do ano passado, o ICS e ISA apresentaram crescimento de 5,2% e 10,0%, respectivamente. Já o IE apresentou crescimento de 0,7%, atingindo o menor nível do ano (88,6 pontos) apesar do crescimento em comparação com julho de 2017.

Apesar do avanço no indicador, este ainda não compensa a perda apresentada no mês anterior. A situação atual apresentou leve recuperação após os impactos da greve dos caminhoneiros. Observa-se, no entanto, que as expectativas seguem caindo nos últimos cinco meses, refletindo a fraca retomada da economia e a incerteza no cenário político.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou leve crescimento, passando de 81,1% para 81,7% em julho (dados com ajuste sazonal), estando ainda abaixo da média histórica do indicador.

ics-jun