Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,4% no mês de maio, atingindo 89,0 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,0% e o de Expectativas (IE) 5,3% no período.
Na comparação com maio do ano passado, o ICS apresentou retração de 0,1% e o ISA de 1,0%. Já o IE apontou crescimento de 0,7% mantida a base de comparação.
No mês a confiança do setor de serviços registra sua quarta queda consecutiva e posiciona o indicador no mesmo nível de maio do ano passado. Tal resultado foi influenciado pela combinação entre a avaliação negativa sobre o momento atual e a queda expressiva das expectativas dos empresários para os próximos meses. Com isso, dada a queda em todos os indicadores de confiança do mês, o resultado geral da pesquisa indica uma recuperação lenta e gradual da economia ao longo de 2019.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) aumentou 0,3 ponto percentual, passando de 81,7% para 82,0% em maio (dados com ajuste sazonal).