Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,5 pontos em maio, na comparação com abril. O resultado veio após consecutivas quedas e indica uma melhora nas expectativas. O ICC passou de 64,4 pontos para 67,9.
Na comparação mensal com dados dessazonalizados, a elevação foi de 5,4%. Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, tanto o Índice da Situação Atual (ISA) como o de Expectativas (IE) aumentaram: as variações foram de 1,2% e 8,1%, respectivamente. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal o ICC apresentou retração de -6,9%.
O nível de confiança do consumidor continua bem abaixo da média histórica, mas o aumento do índice no mês de maio pode significar uma diminuição das incertezas político-econômicas devido à mudança do cenário político, e uma melhora em relação às perspectivas para a economia, já que o IE se elevou 8,1%.
A tendência do ICC para os próximos meses ainda depende de maiores sinais de mudanças nas políticas econômicas, e que encontram-se por ora ainda estagnadas.
O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente: