Valor é comparado a fevereiro de 2015, sendo o pior resultado da série histórica para o mês em questão
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 4% em relação a fevereiro de 2015, ocorrendo em todos segmentos analisados. Esse é o 11ª número negativo consecutivo do setor na comparação interanual, além de ser o pior resultado apresentado para fevereiro desde o início da série histórica, em 2012.
A queda mais abrupta ocorreu no setor de Serviços de informação e comunicação, que apresentou retração de 5,3%, mantida a base de comparação. Com o resultado, o setor de serviços acumula queda de 3,7% na variação em 12 meses. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-5,5%); Serviços de informação e comunicação (-0,8%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,8%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,3%); Outros serviços (-8,8%).
Com relação à receita nominal, houve avanço de 1,2% no acumulado em 12 meses, sendo que apenas 5 dos 12 estados avaliados apresentaram variações negativas. Apesar deste pequeno aumento no índice, a receita nominal vem caindo desde 2014, como se pode ver no gráfico abaixo. Portanto, a elevação no mês de fevereiro não deve significar uma alteração na tendência de queda.
A queda na demanda das famílias e empresas é a principal responsável pelas consecutivas retrações no setor, e devido à manutenção do cenário econômico é ainda provável que o setor continue a apresentar maiores retrações para os próximos meses.