Segundo o Banco Central, em agosto o principal indicador antecedente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou queda de 0,76%, na variação mensal com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses (setembro de 2014 até agosto deste ano), a retração atinge 2,16%, na avaliação dos dados sem ajuste. No acumulado do ano também houve recuo, de 2,99% na comparação contra o mesmo período de 2014.
O principal indicador antecedente do PIB consolida os resultados setoriais negativos apresentados em agosto. Tanto a Indústria quanto o Comércio apontaram retrações no mês, de 1,2% e 0,9%, respectivamente (segundo as Pesquisas Mensais da Indústria e do Comércio).
O indicador corrobora para o pessimismo das projeções de mercado. Levando em consideração as expectativas do boletim Focus do BC desta segunda-feira (12/10) a atividade econômica em 2015 possui expectativa de retração próxima a 3,0%, enquanto que para o próximo ano o valor esperado economia também sofreu revisão para baixo, atingindo -1,2%.