Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC
Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou diminuição de 0,2% em 2014. Frente ao resultado observado em novembro, descontado os efeitos sazonais da série, dezembro recuou 0,6%, bastante acima das projeções do mercado, que esperavam queda de 1,2%.
O resultado ocorre após a divulgação dos resultados do mesmo mês de referência da Pesquisa Industrial Mensal, que caiu 2,8%, na comparação mensal da série ajustada sazonalmente, e também da Pesquisa Mensal do Comércio, que indicou queda de 2,6% no volume de vendas do varejo restrito - mantida a base de comparação.
O resultado de 2014 somente deu continuidade ao cenário de debilidade da atividade econômica enfrentado nos últimos dois anos. O valor registrado pelo indicador coincidente do PIB deverá agravar as projeções esperadas para atividade econômica do ano passado, ainda não consolidado, e que atualmente encontram-se próximas de +0,1%. Este prognóstico corrobora as expectativas de piora da atividade agregada em 2015, que dificilmente apresentará crescimento.