Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) recuou 3,6% no acumulado em 12 meses até fevereiro. No mês, o indicador apresentou trajetória oposta, uma vez que apresentou queda de 1,3% ante janeiro (dados dessazonalizados). Na comparação interanual (fevereiro 2017 vs. Fevereiro 2016), a queda foi de 0,73%.
Tal resultado segue em linha com os dados consolidados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que registraram quedas de 5,4% e 4,9%, respectivamente, na comparação do acumulado 12 meses encerrado em janeiro. A Pesquisa Mensal do Comércio, por outro lado, apresentou resultado positivo de 1,8%.
Embora o indicador tenha apresentado uma possível inflexão na tendência de longo prazo, os resultados continuam mostrando um desempenho ainda muito ruim da economia. Com isso, o resultado corrobora a visão de que a recuperação da economia deverá prevalecer de forma lenta nos próximos meses. Levando em consideração o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central, a retração econômica (PIB) deverá seguir na ordem de 0,4% neste ano.