De acordo com a sondagem da indústria, realizada pela FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 2,9% em novembro na série dessazonalizada, para 102,1 pontos. O recuo foi verificado nas duas frentes da pesquisa, o Índice da Situação Atual (ISA) passou de 108,3 para 103,7 pontos e o Índice de Expectativas (IE) caiu para 100,3 pontos, ante 101,9 em outubro. Na comparação interanual, o ICI aponta retração de 10,3%, no ano, a queda é de 11,1%. Nesta base de comparação, o ISA recuou 13,5% e o IE 8,5%.
Com o resultado de novembro, o índice soma a quarta queda mensal consecutiva, influenciada pela piora sobre a avaliação da situação e pela degradação das expectativas futuras. Tanto o cenário interno quanto o externo sugerem que esta tendência pode se manter por mais um tempo, sobretudo, devido ao fato de que as projeções de crescimento da economia no ano que vem estão esfriando, há que já aposte, inclusive, em queda no PIB, ao passo que a inflação e os juros tendem a ser manter mais altos no mesmo período.
Por fim, o nível de utilização da capacidade instalada passou de 81,3% em outubro para 80,7% em novembro, redução de 0,6 p.p. de acordo com dados dessazonalizados.