Por Yan Cattani, da equipe da Boa Vista SCPC
De acordo com o IBGE, a apuração do resultado da inflação oficial (IPCA) referente a fevereiro atingiu 7,70% em 12 meses. Já na análise mensal frente a janeiro houve elevação de 1,22%, o maior registrado para fevereiro desde 2003.
A principal categoria afetada em fevereiro foi a de Transportes. A grande alta esperada pelo mercado para categorias de preços administrados (gasolina e diesel, que tiveram aumento nas alíquotas do PIS/ Cofins) finalmente se concretizou, impactando 0,41 p.p. do índice agregado. Ademais, outro grande impacto foi sentido na categoria de Educação. Os reajustes de itens escolares e mensalidades possuem sazonalidade desfavorável nos dois primeiros meses do ano, sendo fevereiro particularmente responsável por uma elevação de 0,27 p.p. do índice agregado. Ainda assim, na análise acumulada em 12 meses o grupo de Habitação permaneceu na liderança com 11,83%.
A alta do IPCA em fevereiro perpetua a pressão inflacionária decorrente do ajuste fiscal iniciado no mês anterior. Ainda assim, o mês ainda não contabiliza alguns reajustes já observados nas tarifas de energia elétrica, provavelmente o próximo item importante a realizar maior pressão no índice agregado. Para os próximos meses também deveremos levar em conta as aprovações de leis no Congresso Nacional, que deverão concretizar o ciclo de ajuste fiscal proposto e iniciado em 2015. Adicionalmente, caso o atual ciclo restritivo da política monetária não se intensifique, esperamos que o nível de preços mantenha-se próximo a 7,5% no final de 2015.