Em 12 meses acumulados, a queda no indicador desacelerou um pouco, de -1,0% para -0,9%

O indicador antecedente de Movimento do Comércio, da Boa Vista, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo Brasil, apontou elevação de 0,2% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de agosto e julho. Mais do que este leve aumento, o indicador mostrou uma redução no ritmo de crescimento com base na comparação interanual, que foi de 1,3% entre os meses de agosto de 2021 e agosto de 2020. Três meses antes, de maio a julho, o indicador havia apresentado altas de 19,5%, 8,6% e 3,9%, respectivamente, na mesma base de comparação. Diante disso, os resultados acumulados, no ano e em 12 meses, pouco mudaram em relação à aferição anterior. No ano, o indicador aponta crescimento de 1,9% até agosto, ante 2,1% em julho, ao passo que, na variação acumulada em 12 meses, ele aponta queda de 0,9%.

O resultado veio em linha com aquilo que já era esperado, uma vez que, no período, a confiança, tanto do consumidor, quanto do comerciante, fraquejou. Além disso, os resultados observados na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, sugerem que o setor ainda está ganhando corpo após as fortes quedas registradas no ano passado, ou seja, a concorrência entre ambos deve ser maior nos próximos meses.

O consumidor que não optar pelo crédito para alavancar seu consumo de bens e serviços, provavelmente, terá de escolher entre um e outro dado que a renda já está muito comprometida em relação ao ano passado. Caso contrário, o aumento esperado no custo do crédito também pode refletir numa redução do consumo. Vale ressaltar que a inflação deve tornar essas escolhas ainda mais difíceis. De todo modo, não são poucos os argumentos que apontam para uma acomodação no varejo, confiança em queda, concorrência, renda comprometida, inflação e juros mais elevados. Todos eles, por sinal, reforçam a necessidade de maiores cuidados em relação

De todo modo, não são poucos os argumentos que apontam para uma acomodação no varejo, confiança em queda, concorrência, renda comprometida, inflação e juros mais elevados. Todos eles, por sinal, reforçam a necessidade de maiores cuidados em relação ao orçamento, algo que ganha ainda mais importância uma vez que o mercado de trabalho, por ora, não reagiu de forma significativa frente aos avanços até aqui observados no combate à pandemia, com aumento da população imunizada e redução das restrições.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.​

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.​

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.​

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – ​e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.​

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