Por Bruna de Abreu Martins, da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC
Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos foi de R$ 2.926,2 bilhões em outubro de 2014, apresentando aceleração pelo segundo mês consecutivo após alta de 12,2% em relação ao mesmo período de 2013. Com este resultado, a relação crédito/PIB passou de 57,2% em setembro para 57,3% em outubro.
A expansão do crédito com recursos direcionados contribuiu significativamente com a aceleração do saldo total, sustentada tanto pelos financiamentos imobiliários para pessoas físicas como pelos recursos do BNDES para pessoas jurídicas.
As concessões totais de crédito atingiram R$ 330 bilhões no mês, tendo registrado elevação de 0,7% na comparação mensal. No acumulado em 12 meses, as concessões cresceram 6,9%, mantendo a trajetória de gradual desaceleração.
Quadro 1: Saldo e Concessão
A inadimplência do sistema financeiro registrou leve queda, passando de 3,0% para 2,9% em outubro. Nas operações com recursos livres, a inadimplência seguiu tendência de redução, ao passar de 5,0% para 4,8%, enquanto nas operações com recursos direcionados houve leve alta, ficando em 1,0%. Já a inadimplência das famílias com recursos livres recuou para 6,4%, em linha com o Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC.
A taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro aumentou para 21,3% em setembro, tendo registrado alta de 0,3 p.p. na comparação mensal e elevação de 1,5 p.p. em 12 meses.
Quadro 2: Inadimplência, taxa de juros, spread e prazo médio das concessões