Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) aumentou 0,1% no 3T17 frente ao 2T17, na análise com ajuste sazonal, configurando o terceiro resultado positivo na margem após 8 trimestres consecutivos de retração na atividade econômica.

Nos últimos quatro trimestres da série sazonal o PIB recuou 0,2%, movimento que a despeito de negativo, confirmando trajetória de melhora, sendo o melhor resultado desde o 1T15. Em termos de variação interanual (comparação contra o mesmo trimestre do ano anterior), o PIB registrou leitura positiva de 1,4%.

Conforme a ótica da demanda, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF, que representam os investimentos) continuou a desacelerar o ritmo de queda (iniciado a partir do 3T16, quando registrou -13,5%), para atual leitura negativa de 4,2%. Considerando a comparação trimestral frente ao trimestre imediatamente anterior (%QoQ, dados com ajuste), houve interrupção do desempenho negativo iniciado no quarto trimestre de 2013 (foram 15 leituras negativas desde então, até que no 3T17 a variação foi de 1,6%). Na comparação interanual, os investimentos seguiram melhorando com sua variação passando de 6,7% no 2T17 para 0,5% no 3T17. pindemset17

Consumo das famílias (item com maior representatividade perante ao PIB, de 62,3%) também mostrou um comportamento favorável, com alta de 2,2% no 3T17 na variação interanual. Ademais, na comparação trimestral (dados com ajuste sazonal), os últimos três resultados foram positivos, 1,2% no 3T17.

A partir do primeiro trimestre deste ano, a exportações conseguiram reverter a trajetória de queda iniciada no primeiro trimestre, com atuais 1,1% nos valores acumulados em 4 trimestre. As importações, por sua vez, registram aumento de 2,7% no 3T17, mantida a base de comparação.

Avaliando o lado da oferta, diante do gráfico da variação acumulada em 4 trimestres, a trajetória da agropecuária, manteve seu papel de destaque, dado o crescimento de 11,5% na variação acumulada em 4 trimestres, apesar do resultado pontual do trimestre na variação dessazonalizada ficar negativo em 3,0%.

pibofset17

O setor de serviços, mostrou bom desempenho marginal, com crescimento de 0,6% nos dados dessazonalizados no período, diminuindo na tendência (variação acumulada em 4 trimestres) 0,7.p.p, consolidando um resultado de -0,8% no período.

A indústria, por sua vez, cresceu 0,8% no 3° trimestre, diminuindo as perdas acumuladas na tendência, passando de -2,2% registrados no trimestre anterior para atuais -1,4%.

Em linhas gerais, a agropecuária continuou mostrando bons resultados, apesar de pouco menos intenso que nos demais trimestres na variação interanual (18,5% no 1T17; 14,8% no 2T17 e 9,1% no 3T17). O setor de serviços, seguiu melhorando e voltou a apresentar resultado positivo na variação interanual (avanço de 1,0% no 3T17), com  destaque para “Transportes, armazenagem e correio”, que voltou a crescer (2,4% no 3T17) após 13 leituras negativas.  Ademais, dois outros setores também tiveram destaque: “Atividades imobiliárias e aluguel”, que ficou no campo positivo com leitura de 3,8% no trimestre atual; e o setor de “Comércio” também apresentou a leitura de 3,8% no período.

Por fim, o setor de industrial superou as consecutivas retrações (iniciadas no 1T14), avançando de 0,4% no 3T17. Considerando sua abertura, destaque para a “indústria de transformação” (2,4% no 3T17), que apresentou crescimento após 13 resultados negativos consecutivos. A “indústria extrativa”, por sua vez, vem perdendo espaço em 2017 (9,6% no 1T17 e 2,4% no 3T17). No mesmo sentido, o setor de “produção e distribuição” avançou 0,2% no 3T17 apesar da trajetória baixista observada nos últimos quatro trimestres. Já “construção civil” vem diminuindo seu ritmo de queda desde o 4T16 (-8,0%), apresentando uma variação negativa de 4,7%.

Dessa forma, a melhora do PIB no terceiro trimestre do ano reflete, pelo lado da oferta, o bom resultado para o setor de serviços e indústria. Pela ótica da despesa, consumo das famílias apresentou o segundo resultado positivo após nove trimestres de queda, porém investimentos também consolidou papel de destaque nesta aferição. Esse quadro de melhora, aliado ao avançou de investimentos validam uma perspectiva positiva para a atividade econômica no médio prazo.

Segue tabela contendo o resumo dos dados citados:

pibtabout17