Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC
De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego fechou o último trimestre de 2014 com ligeira queda em relação ao trimestre anterior, com redução de 0,3 p.p., levando a taxa de desemprego da população economicamente ativa para 6,5%.
A região Sul alcançou a o maior nível de queda em pontos percentuais, saindo de 4,2% no terceiro trimestre de 2014 para 3,8% no último trimestre. As 3 regiões que detinham os maiores índices de desocupação mantiveram-se na mesma ordem do ranking nacional em comparação com o trimestre anterior, sendo a região Nordeste com a maior taxa, 8,3%, seguida da Norte com 6,8% e da Sudeste que registrou 6,6%.
Os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, uma vez que houve leve queda do desemprego nas duas pesquisas. Enquanto a PME é uma pesquisa restrita às regiões metropolitanas, com maior adensamento urbano e populacional, a PNAD acaba captando melhor a média nacional. Regionalmente, a PNAD contínua acaba fornecendo dados de maior qualidade microeconômica, já que sua amostra é realizada em aproximadamente 3.500 municípios. Com isso conseguimos observar as tendências das regiões centro-oeste e norte, antes inexistentes nas análises fornecidas pela PME.