A Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) divulgou hoje (16/06) uma prévia extraordinária das Sondagens de Confiança Empresarial e do Consumidor. Os dados apresentados já sinalizam positivamente para o mês de junho, uma vez que a confiança, influenciadas pelas expectativas futuras, cresceram no período.
Todos os setores que compõe a Confiança Empresarial apresentaram aumento na sua confiança, com destaque para a maior variação no Comércio, que recuperou aproximadamente 61% da perda acumulada em março e abril. Enquanto isso, a Indústria apresentou recuperação de 47%, Serviços de 45% e Construção 31%.
Já a Confiança dos Consumidores subiu 8,9 pontos, influenciado por uma variação de 5,1 pontos na percepção sobre a situação atual (ISAC), e aumento de 11,3 pontos no indicador das expectativas futuras (IE-C).
Segundo a Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens da FGV IBRE, a prévia das Sondagens de junho sinaliza um movimento de recuperação da confiança perdida durante os meses de março e abril. Sendo que a flexibilização das medidas restritivas em diversos estados contribuiu positivamente para as expectativas dos próximos meses para os empresários, enquanto para os consumidores as melhoras de curto prazo ainda são incertas.
Importante notar que os índices ainda continuam baixos em relação a termos históricos, mas já apresentam significativa evolução.