Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) ainda segue apresentado sinais positivos da atividade industrial. Olhando os últimos 12 meses, a atividade industrial passou de um recuo de 3,79% em março para 3,60% em abril, conforme o gráfico ao lado. A queda da indústria apresenta de fato uma melhora nesta comparação, porém ainda muito baixa. Ao considerarmos a variação anual e interanual, a queda foi de 0,6% e 4,5% respectivamente.
Por outro lado, na comparação mensal (dessazonalizada), houve uma variação positiva (0,6%). Os setores que destacaram positivamente foram: bens intermediários (2,1%) e bens duráveis (1,9%). Na contramão, a indústria extrativa mineral foi a que mais recuou (1,4%). Considerando as categorias, Farmoquímicos e farmacêuticos lideraram os ganhos mensais (19,8%), enquanto a categoria fumo liderou as perdas (3,5%).
Dessa forma, assim como no mês anterior, a indústria segue apresentando sinais benignos a despeito de sua instabilidade. Isso não significa aumentar a expectativa para uma retomada da atividade nos próximos meses – a retomada será lenta e gradual – inclusive pelo momento de instabilidade política. De toda forma, a produção industrial poderá ganhar fôlego com o resultado positivo do PIB divulgado ontem, o que poderá ser confirmado com as próximas divulgações do boletim Focus (Banco Central). Em sua última publicação, a expectativa permaneceu em 1,30% para 2017.