Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) ainda segue apresentado sinais positivos da atividade industrial, uma vez que o crescimento em maio foi de 0,8% (considerando os dados dessazonalizados).
Olhando os últimos 12 meses, a atividade industrial passou de um recuo de 3,4% em abril para 2,4% em maio, conforme o gráfico ao lado. Assim, é possível observar que a produção, apesar de estar em um patamar negativa, continua diminuindo sua queda. Ao considerarmos a variação anual e interanual, houve aumento de 0,5% e 3,9% respectivamente.
Pela análise mensal dessazonalizada, os setores que destacaram positivamente foram: bens duráveis (6,7%) e bens de capital (3,5%). Considerando as categorias, Fabricação de produtos de fumo (13,6%) e Veículos automotores, reboque e carrocerias (9,0%) lideraram os ganhos mensais, enquanto a categoria Farmoquímicos e farmacêuticos liderou as perdas (7,6%).
Dessa forma, assim como no mês anterior, a indústria segue apresentando sinais benignos a despeito de sua instabilidade em algumas categorias. Isso não significa aumentar a expectativa para uma retomada da atividade nos próximos meses – a retomada será lenta e gradual – inclusive dada a intensificação da instabilidade política no pais. De acordo com o último Boletim Focus divulgado (30/06), a expectativa para produção industrial é de 0,66% para 2017.