Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) registrou em abril elevação de 0,8% na comparação mensal ajustada sazonalmente. No acumulado em 12 meses a atividade industrial cresceu 3,9%.
Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação teve leve crescimento em março (0,8%). Dentre os ramos industriais houve avanço em 13 dos 26 pesquisados, sendo os principais destaques positivos: Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,2%) e Veículos automotores (4,7%). Já os desempenhos negativos mais relevantes foram em produtos de limpeza e de higiene pessoal (-7,3%), Maquinas e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4,0%) e Produtos de borracha e de material de plástico (-2,0%).
Dentre as grandes categorias, o desempenho positivo alcançou todos os grupos: Bens de Capital (1,4%), Bens Intermediários (1,0%) e Bens de Consumo (0,4%).
Após os resultados pouco animadores do primeiro trimestre, abril registra o primeiro crescimento consistente do ano. Considerando as últimas divulgações dos indicadores de confiança, de atividade econômica e do mercado de trabalho, espera-se que a recuperação continue em ritmo lento. Mantido esse cenário, as expectativas de crescimento para a indústria são de 3,80% para 2018 e 3,50% em 2019.