Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) subiu 0,8% em julho, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a retração segue desacelerando, uma vez que sua leitura foi de -1,9% para -1,1% entre os meses de junho e julho. Na comparação com o mesmo período do ano anterior houve crescimento de 2,5%. Assim, é possível observar que a produção, apesar de estar em patamar negativo, segue em recuperação. Ao considerarmos a variação do acumulado no ano, houve aumento de 0,9% no mês em questão.
Pela análise mensal dessazonalizada, houve crescimento nos setores de Bens de capital (0,3%), Bens intermediários (0,1%) e queda em Bens de Consumo (-1,1%). Considerando as categorias, Fabricação de Móveis (6,0%) e Informática e eletrônicos (5,9%) lideraram os ganhos mensais, enquanto a categoria Fabricação de Fumo liderou as perdas (-6,3%), conforme gráfico abaixo:
Dessa forma, assim como no mês anterior, a indústria segue apresentando sinais benignos a despeito de alguns indícios de instabilidade. O cenário para retomada da atividade ainda segue instável diante das incertezas que o país enfrenta (em especial no campo político). De acordo com o último Boletim Focus divulgado (31/07), a expectativa para produção industrial é de 0,83% para 2017.