Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2017, na comparação com o trimestre anterior (série com ajuste sazonal). Na comparação mensal dessazonalizada houve crescimento de 0,2% em setembro. Considerando os últimos 12 meses, a tendência de queda finalmente foi revertida, uma vez que sua leitura foi de -0,2% para 0,4% entre os meses de agosto e setembro – sendo a primeira leitura positiva da variação desde mai/14 (0,3%). Na comparação com set/16 houve crescimento de 2,5%. Ao considerarmos a variação do acumulado no ano, houve aumento de 1,6%.
Segundo a análise mensal dessazonalizada, houve crescimento apenas na categoria de Bens Intermediários (0,7%). Com relação aos setores, Coque e derivados de petróleo e biocombustíveis (6,7%) e Produtos Alimentícios (4,1%) lideraram os ganhos mensais, enquanto Farmoquímicos e farmacêuticos lideraram as perdas (-20,9%).
Os dados de setembro marcaram a volta da curva do acumulado em 12 meses para o campo positivo, indicando que a indústria segue em ritmo de recuperação gradual. Considerando as últimas divulgações dos indicadores de confiança, mantém-se uma perspectiva favorável para atividade industrial nos próximos meses, cuja expectativa de crescimento de acordo com o último Boletim Focus divulgado (30/10) é de 2,0% para 2017 e 3,0% em 2018.