Na recuperação de crédito, as empresas apresentam soluções para que o consumidor ou empresa quite sua dívida e possa voltar a ter acesso aos financiamentos e outras modalidades de crédito. Nesta etapa, o intuito é que o cliente inadimplente regularize sua situação, depois que ele já foi inserido em cadastros de negativação.
Já em uma operação de cobrança, a empresa entra em contato com o cliente e oferece soluções para dar fim às dívidas antes que sejam protestadas. Normalmente, as organizações têm um plano de cobrança em que definem a linguagem usada pelo colaborador responsável pela tarefa. Do mesmo modo, preparam alternativas que podem ser oferecidas durante o contato, para que o pagamento do valor devido aconteça.
Você sabe como cobrar um cliente em atraso? Acompanhe neste artigo dicas de como recuperar crédito e a importância para a saúde financeira do seu negócio.
Qual é a importância da recuperação de crédito para sua empresa?
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC) mostrou que, pelo oitavo mês seguido, o índice de inadimplentes subiu no Brasil. Os dados apontaram que 28,7% das famílias brasileiras tinham uma dívida em atraso em maio de 2022. O estudo também revelou que o percentual de famílias endividadas, que têm contas (em atraso ou não), ficou em 77,4% em maio, 0,3% a menos que em abril.
O cenário econômico é desafiador para as empresas e exige estratégias bem alinhadas e estruturadas para recuperação de crédito. É importante que as instituições tenham processos de cobrança planejados, para manter um bom relacionamento com os clientes, recuperar as dívidas e evitar prejuízos futuros.
Como a maioria dos clientes inadimplentes já recebeu o produto ou serviço, o não pagamento gera grande consequência na saúde financeira do negócio, acarreta prejuízos e impacta no fluxo de caixa da organização.
Como fazer cobranças e recuperação de crédito com clientes inadimplentes?
Segundo um estudo realizado por nossos especialistas, entre os consumidores que honram com suas dívidas, a maioria prefere fazer os pagamentos de acordo com a data de vencimento das parcelas. Eles pagam primeiro para quem se adianta na cobrança. Por isso, a antecipação da régua de negativação é uma aliada para a redução da inadimplência.
A comunicação da dívida com antecedência, inclusive antes mesmo da negativação, pode acelerar o recebimento do valor em atraso e ajudar na manutenção da saúde financeira da empresa.
A antecipação da régua de negativação permite que a empresa ofereça ao cliente uma proposta para negociação, o que ajuda a manter o bom relacionamento e gera resultados positivos na recuperação de crédito.
Como otimizar o processo de cobrança da sua empresa?
A maioria das empresas estabelece o primeiro contato com o cliente de forma extrajudicial. Ou seja, tenta resolver a situação amigavelmente com operações de cobrança. Porém, essa não é uma regra. Há organizações que pulam para a etapa de recuperação de crédito diretamente.
Para auxiliar seu negócio, reunimos algumas dicas de como cobrar um cliente em atraso da maneira mais eficiente e tranquila. Acompanhe.
1 | Tenha um cadastro de dados atualizados.
A primeira sugestão é organizar um cadastro com dados pessoais e com as compras do seu cliente. Esse material garante à sua empresa o monitoramento dos consumidores e das dívidas.
2 | Faça contato com seu cliente.
O próximo conselho é estabelecer contato em tom amigável com o consumidor e entender o motivo do atraso no pagamento. Algumas pessoas acabam esquecendo por descuido ou desatenção. Use lembretes, como um e-mail de cobrança ou SMS com o código de barras.
Como empresa, você tem o direito de cobrar a dívida. Entretanto, faça isso adequadamente, sem rispidez. Cordialidade, educação e respeito são pontos essenciais para manter o bom relacionamento. Afinal, o objetivo de entrar em contato com o devedor é cobrar a dívida e a forma de abordá-lo permitirá que ele continue fazendo negócios com você.
É importante que você e sua equipe estejam alinhados quanto à linguagem que deve ser usada e as estratégias para conversar com os consumidores. Invista em treinamentos e adote uma maneira padronizada de se comunicar.
3 | Apresente vantagens para quem paga em dia.
Com base no seu planejamento de cobrança, é interessante apresentar ao cliente as vantagens que sua empresa pode oferecer no caso da liquidação da dívida. Se o valor for muito alto, por exemplo, negocie a possibilidade de receber uma parte do valor e parcelar o restante.
Ao facilitar o pagamento, sua empresa tem mais chances de receber o dinheiro. Experimente ofertar descontos para liquidação antecipada da parcela ou, até mesmo, um sorteio mensal de brindes para clientes que estão em dia.
Como funciona a renegociação de contratos?
Renegociar contratos pode ser uma alternativa para que sua empresa receba o pagamento e impede que o cliente fique endividado, com uma bola de neve de contas em atraso.
Ao renegociar um contrato, é esperado um reajuste das condições de pagamento e a redução no valor das parcelas.
Encontre uma alternativa que seja boa para você e para o seu cliente. Mantenha um diálogo sincero e entenda a situação dele, para que possam estipular um novo valor de parcela que esteja dentro da realidade financeira dele. Assim, as chances de receber aumentam e o bom relacionamento fica garantido.
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