Comentários:                                                                                                                     

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) cresceu 16% em relação a março, para 84,1 pontos, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 7,5% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) apresentou alta de 24,4% na mesma base de comparação.
  • Em relação a abril do ano passado, o ICOM, o ISA e o IE registraram altas de 32,4%, 23,6% e 30,9%, respectivamente.

Perspectivas:                                                                                                      

  • A confiança do comércio seguiu a mesma tendência apresentada pela confiança dos consumidores, no entanto apresentou um avanço mais consistente tanto na percepção atual quanto nas expectativas para os próximos meses. Interessante observar que o crescimento mensal e interanual se deu em um contexto de comparações com os períodos mais afetados pela crise decorrente da pandemia, uma vez que, tanto em abril do ano passado, quanto em março deste ano, foram os períodos mais impactados e que apresentaram as maiores quedas no indicador.
  • A sustentação e recuperação do indicador ainda está condicionada ao avanço consistente do programa de vacinação e a recuperação dos demais setores da economia, como o mercado de trabalho que ainda se encontra fragilizado.