De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,7% em novembro na comparação mensal (com ajuste sazonal). Na variação acumulada em 12 meses o comércio cresceu 1,1%. Na relação contra o mesmo mês do ano anterior, houve considerável elevação, de 5,9% (oitavo avanço consecutivo nessa base de comparação), acumulando no ano elevação de 1,9%.
O Comércio Varejista Ampliado, por sua vez, também apresentou alta, de 2,5% nos dados dessazonalizados, enquanto na variação interanual o crescimento foi de 8,7%, conferindo crescimento de 2,6% em 12 meses.
Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), os destaques positivos foram: Móveis e eletrodomésticos (6,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), Artigos farmacêuticos e de perfumaria (1,2%) - além do elevado crescimento da categoria Outros artigos de uso pessoal, que cresceu 8,0%. Em direção oposta, apresentaram as maiores quedas Equipamentos de escritório (-5,8%) e Combustíveis e Lubrificantes (-1,8%). O quadro abaixo resume os resultados:
A recuperação do comércio vem ocorrendo bastante acelerado nos últimos meses, em linha com a evolução dos indicadores do mercado de trabalho (queda na desocupação e crescimento nos rendimentos reais). Desse modo, a tendência de retomada no setor varejista deverá continuar nos próximos meses, encerrando 2017 com provável crescimento de 2,0% em 2017 e 4,5% em 2018.