Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços avançou 1,0% em novembro contra o mês anterior (dados dessazonalizados). Na mesma linha do avanço na margem, a variação do acumulado em 12 meses também apresentou evolução em sua curva, passando de uma queda de 3,7% em outubro para um recuo de 3,4% na leitura atual.
Nos resultados mensais e com ajuste sazonal, com exceção do grupo de outros serviços, que ficou no campo da estabilidade, os grupos de “serviços prestados ás famílias e serviços de comunicação e informação foram os destaques positivos do mês, ambos com desempenho positivo de 0,9% em novembro.
Em termos regionais, os melhores desempenhos foram no Acre (6,6%), Rondônia (5,8%) e Mato Grosso (5,0%), ao passo que as maiores quedas ocorreram no Maranhão (-3,6%), Amapá (-3,3%) e Bahia (-2,9%).
Por fim, foi observado crescimento da receita nominal, de 1,9% (analisando pela variação acumulada em 12 meses), patamar observado pela última vez no final de 2015.
Os resultados de novembro reforçam a expectativa de que o setor segue no sentido de recuperação, ainda que de ritmo moderado. Caso a tendência permaneça, resultados mais robustos e positivos poderão emergir já no primeiro trimestre de 2018.
As tabelas abaixo apresentam os principais números da PMS de novembro.