Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços teve queda de 1,5% no acumulado do primeiro trimestre desse ano contra o mesmo período de 2017. Na variação mensal com ajuste sazonal, o setor caiu 0,2% em relação a fevereiro. No acumulado em 12 meses a queda foi de 2,0%.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, os grupos Serviços de informação e comunicação (2,3%) e Serviços prestados as famílias (2,1%) registraram crescimento. Os demais grupos caíram, com principal impacto de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,8%).

pms-mar

Em termos regionais, o estado que mais contribuiu para a queda no índice nacional foi o Rio Grande do Sul (-2,9%), ao passo que as maiores altas ocorreram no Rio de Janeiro (0,8%), Distrito Federal (4,1%) e São Paulo (0,2%).

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 2,5% no acumulado em 12 meses. No mês de março foi registrado alta de 1,8% em relação a fevereiro (dados dessazonalizados).

Os resultados de março mostram que o setor de serviços continua em ritmo lento, sem sinais mais robustos de melhora.