Na constante busca pelo aprimoramento de processos, produtos e serviços, a análise de concorrência surge como uma ferramenta fundamental para uma gestão estratégica e eficaz no mundo dos negócios, visto que entender mais sobre possíveis concorrentes e como eles operam pode garantir vantagens competitivas e possibilitar a exploração de novas oportunidades de diferenciação no setor atuante.

Se você deseja saber o que é a análise de concorrência e como ela pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado, continue lendo este artigo e descubra mais com a Boa Vista!

O que é análise da concorrência?

Também conhecida como análise de mercado, a análise de concorrência tem por objetivo a identificação de forças, fraquezas e estratégias adotadas por empresas concorrentes, visando a obtenção de insights e detecção de oportunidades.

Em outras palavras, a análise de concorrência consiste na identificação e monitoramento regular de negócios que oferecem produtos e serviços similares aos da sua empresa, sejam eles concorrentes diretos ou indiretos.

Tipos de concorrentes

Entender a diferença entre os tipos de concorrentes existentes é de grande importância para a realização de uma análise de concorrência precisa, já que os concorrentes podem ser classificados em duas categorias principais:

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos são empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus, com o intuito de atrair o mesmo público, ou seja, competem diretamente com a sua empresa pela mesma fatia de mercado. 

Concorrentes indiretos

Já os concorrentes indiretos, são empresas que, embora não ofereçam o mesmo produto ou serviço que o seu, atendem às mesmas necessidades do cliente ou ocupam um espaço similar no mercado. Por exemplo, uma empresa de fast food pode ser um concorrente indireto de uma pizzaria, dado que competem pelo mesmo público, que são pessoas buscando por opções de refeições rápidas.

Como é feita a análise da concorrência

A análise de concorrência pode ser feita utilizando-se de diversas ferramentas, visto que a sua realização depende do objetivo e das necessidades específicas de cada empresa. Porém, de maneira geral, ela consiste em algumas etapas fundamentais, são elas:

Identificação e monitoramento dos concorrentes

Após realizar a identificação dos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, não basta apenas listar quem são eles, é preciso ir além e entender seus modelos de negócio, produtos e serviços, seus pontos fracos e fortes e as estratégias adotadas por eles.

Com isso, além de acompanhar as ações e reações dos concorrentes frente às mudanças do mercado, é possível também observar tendências e obter informações úteis para a otimização da sua própria estratégia de negócios.

Escolha do método de análise de concorrência

Existem inúmeros métodos para realizar a análise de concorrência, alguns deles como a Análise SWOT, as 5 forças de Porter e o mapa da jornada do cliente, são os principais utilizados para essa finalidade.

A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é uma ferramenta estratégica que ajuda a identificar as forças, fraquezas internas e as oportunidades e ameaças relacionadas à concorrência e pode fornecer uma visão clara do cenário competitivo no qual a empresa está inserida.

O método das 5 Forças de Porter, por sua vez, tem como objetivo analisar as cinco forças que determinam a intensidade da competição em uma indústria. São elas: a ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.

Já o Mapa da Jornada do Cliente, envolve a criação de um mapa das etapas percorridas pelo cliente desde o primeiro contato com a empresa até a compra final. A aplicação deste método pode ser útil para entender como os concorrentes estão atendendo aos clientes em cada etapa dessa jornada e onde existem oportunidades para melhorar.

Determinação dos critérios a serem analisados

Com os concorrentes e métodos de análise bem definidos, é necessário determinar o que será analisado, afinal, existem diversos aspectos que podem ser considerados e, para maior assertividade, a análise de concorrência precisa ser focada em algum deles. Alguns dos critérios mais comuns a serem analisados são os 4 Ps do Marketing: 

  • Produto: analise a qualidade, inovação e diversidade dos produtos ou serviços oferecidos pelos concorrentes da sua empresa. Questionando-se: o que os torna únicos? Quais são seus diferenciais?
  • Preço: observe os preços praticados pelos concorrentes e se eles oferecem mais valor pelo mesmo preço ou se estão competindo no mercado com uma opção de custo inferior, por exemplo.
  • Praça: identifique como e onde estão sendo realizadas as vendas dos produtos e serviços oferecidos pela concorrência, se a presença física deles é forte ou fraca ou se estão focados em vendas online.
  • Promoção: examine as estratégias promocionais utilizadas pelos concorrentes, como a publicidade empregada e descontos e incentivos oferecidos.

É importante pontuar que a análise de concorrência não se limita somente aos 4Ps do marketing e pode ser aplicada em qualquer âmbito, podendo se estender também ao mundo digital, a partir da observação de fatores como: alcance nas redes sociais, performance e tráfego do site dos concorrentes, etc.

Quando fazer uma análise de concorrência?

Idealmente, a análise de concorrência deve ser feita de maneira contínua, pois o mercado está sempre em constante mudança e é importante manter-se atualizado sobre as ações e estratégias dos concorrentes. 

No entanto, caso não seja possível, existem momentos específicos em que a análise de concorrência pode ser útil como: 

1. Lançamento de novos produtos ou serviços

Nesse caso, a análise de concorrência é essencial, pois serve para identificar se há espaço/público disponível no mercado para a novidade oferecida pela sua empresa.

2. Recuperação

Em momentos de baixo desempenho, faz-se necessário entender o cenário geral e como a concorrência está atuando, para que seja possível obter insights para traçar estratégias de melhoria e garantir a competitividade da sua empresa no mercado.

3. Períodos de rápido crescimento

Alcançar resultados expressivos e manter um crescimento constante é o objetivo de qualquer empresa. No entanto, para manter-se à frente da concorrência e garantir a liderança no mercado, é necessário compreender como eles estão se adaptando e evoluindo. 

Nesse sentido, a análise de concorrência torna-se uma ferramenta crucial para antecipar tendências e movimentos importantes.

4. Mudanças no mercado

Com a constante evolução tecnológica, regulatória e até mesmo das tendências de consumo, estão sempre ocorrendo mudanças no mercado, e, estar a par de como cada um de seus concorrentes estão respondendo a cada uma delas pode ajudar a sua empresa a identificar oportunidades que não estão sendo exploradas por eles ou que possam ser incorporadas à sua empresa.

5 Benefícios da análise de concorrência para sua empresa

Como pudemos explorar ao longo deste artigo, realizar a análise de concorrência é essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, mantendo a sua competitividade. 

Essa posição de destaque no mercado é obtida pois a análise de concorrência auxilia a empresa em diversos pontos:

  1. Identificação de oportunidades a serem exploradas: a partir da identificação de lacunas no mercado que não estão sendo preenchidas pela concorrência; 
  2. Entendimento das tendências do mercado: entender as principais tendências de consumo e inovações do mercado ajudam a manter sua empresa sempre atualizada e competitiva.
  3. Desenvolvimento de estratégias eficazes: ao analisar as forças e fraquezas de seus concorrentes é possível desenvolver estratégias que tiram proveito de suas fraquezas e capitalizam suas forças.
  4. Melhoria nos produtos e serviços: ao comparar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa com os demais concorrentes, é possível identificar pontos de melhoria ou até mesmo qualidades que destacam seu produto em relação aos demais.
  5. Aumento da participação de mercado: a análise de concorrentes pode revelar oportunidades de inovação e diferenciação da sua empresa no mercado e ajudar a atrair mais clientes, aumentar a lealdade e, consequentemente, aumentar a participação de mercado da sua empresa.

Agora que você já sabe como a análise de concorrência pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado, que tal descobrir mais dicas para o crescimento da sua empresa?  Acesse os conteúdos do Blog Boa Vista e mantenha-se atualizado!