No primeiro semestre de 2022, a inadimplência cresceu 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Dos 1.500 entrevistados, 37% estavam com contas atrasadas. Essa revelação foi feita pela pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, estudo semestral realizado pela Boa Vista.
Com a inadimplência sendo um problema cada vez mais frequente enfrentado pelas empresas, saber como fazer uma cobrança amigável tem ajudado os empreendimentos a recuperarem crédito e a manterem a saúde financeira do negócio. Por isso, neste artigo, trouxemos 5 dicas de como ser eficaz na cobrança de dívidas em atraso.
Você verá nesta matéria:
Como fazer a cobrança de uma dívida de forma eficaz?
Quais os documentos necessários para fazer uma notificação extrajudicial?
Quais os documentos necessários para negativar um cliente?
Como fazer a cobrança de uma dívida de forma eficaz?
A sua empresa tem o direito de cobrar uma dívida em atraso. Para ajudar a manter o relacionamento com este cliente, cordialidade, educação e respeito são pontos fundamentais para estabelecer o primeiro contato com o consumidor.
Mais do que receber o valor em atraso, tenha em mente que a forma como você aborda o cliente vai permitir que ele continue fazendo negócios com a sua empresa. Agora, acompanhe nossas dicas de como fazer cobrança de forma eficaz.
1 | Comunicando seu cliente de uma dívida em atraso
A tecnologia facilitou a comunicação entre as pessoas. Atualmente, existem formas mais eficazes de conversar com o cliente, ao contrário do que era feito até pouco tempo atrás, em que se ligava para a casa dele e deixava recado com um familiar.
O estudo da Boa Vista mostrou que os consumidores preferem ser notificados por e-mail (55%) ou WhatsApp (24%). Para isso, é importante manter as informações do seu cliente sempre atualizadas para evitar o constrangimento de enviar a notificação de atraso para outra pessoa.
2 | Notificando o cliente sobre a dívida
Oito em cada 10 brasileiros têm outras dívidas além das que estão em atraso e que podem comprometer o orçamento e atrasar o pagamento. Por isso, antecipar a notificação sobre uma conta em atraso pode ajudar sua empresa a receber os valores. Isso porque, a maior parte dos brasileiros costuma pagar primeiro as contas cobradas antes.
3 | Oferecendo condições facilitadas de pagamento
Ao fazer contato com seu cliente, apresente as vantagens que sua empresa pode oferecer no caso da liquidação da dívida. Se o valor for muito alto, por exemplo, negocie receber uma parte do valor e parcelar o restante.
Ou ainda, cogite facilitar o pagamento, reduzindo os juros, novo parcelamento, desconto para pagamento à vista da dívida e ofereça várias opções de recebimento, como pix, cheque, cartão de crédito.
Ao facilitar o pagamento, sua empresa tem mais chances de receber o dinheiro. Também experimente ofertar descontos para pagamento antecipado da parcela ou até um sorteio mensal de um brinde para clientes que pagam em dia.
4 | Mantendo as informações dos clientes atualizadas
Nada pior para um relacionamento entre cliente e empresa que cobrar o consumidor por uma dívida que ele já pagou, mas você esqueceu de quitar a dívida. Parece incomum, mas acontece com frequência nas empresas. Isso acontece por vários fatores, pode ser pelo alto volume de vendas, pelo problema de visualizar os extratos bancários, ou, ainda, por usar muitas ferramentas de controle de pagamentos ao mesmo tempo.
5 | Investindo em ferramentas de recuperação de crédito da Boa Vista
Soluções de recuperação de crédito, como a notificação extrajudicial e a negativação, ajudam a manter a saúde financeira do seu negócio. A Boa Vista SCPC tem pacotes de notificação extrajudicial e de negativação que vão auxiliar sua empresa a vender e receber com mais segurança.
A notificação extrajudicial da BV auxilia na cobrança de clientes inadimplentes e estimula a negociação antes de incluir o nome do consumidor no SCPC. Com nosso serviço é possível inserir várias contas em atraso por carta de cobrança e há a facilidade de regularização do débito devido a possibilidade de inclusão do boleto bancário.
A ação de negativação de clientes da Boa Vista é totalmente online. Nossa ferramenta aumenta a possibilidade de recebimento dos débitos em atraso, já que o devedor busca alternativas para pagar a dívida e limpar os débitos pendentes que constam em seu CPF ou CNPJ. Com o sistema da Boa Vista, após 15 dias do aviso da negativação, o débito ficará exposto para que outros empresários não ofereçam crédito para quem não tem condições ou intenção de pagar.
Quais os documentos necessários para fazer uma notificação extrajudicial?
Para notificar seus devedores sobre pagamentos em atraso utilizando a plataforma da Boa Vista, você precisará de informações como:
- Dados completos do devedor (nome, número da identidade, número do CPF ou do CNPJ e o endereço);
- Nome da empresa credora (nome, CNPJ e o endereço);
- Contato com a instituição credora (telefone da sua empresa);
- Valor da dívida.
Quais os documentos necessários para negativar um cliente?
Com a solução da Boa Vista para negativação de pessoas físicas, você precisará das informações:
- Registro de devedor principal ou avalista;
- Nome completo do devedor principal ou avalista;
- Data de nascimento e nº do CPF;
- Endereço do devedor ou avalista;
- Valor, data de vencimento e nº documento que originou o débito;
- Nome e código do usuário que promoveu o registro;
- Identificação da cidade e da unidade da federação por onde o usuário está efetuando a abertura do registro.
Para negativar uma pessoa jurídica usando a plataforma da Boa Vista, você precisará de informações como:
- CNPJ do devedor;
- Razão social da empresa devedora;
- Endereço completo;
- Data do vencimento;
- Valor e número do documento que originou o débito;
- Nome e código do usuário que promoveu o registro;
- Identificação da cidade e da unidade da federação por onde o usuário está efetuando a abertura do registro.
Recupere agora a saúde financeira do seu negócio. Fale com nossos consultores e saiba como a Boa Vista pode ajudar sua empresa.
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