Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês.
Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa sobre Educação Financeira também constatou que 61% dos consumidores aprenderam por conta própria a lidar com o dinheiro. Outros 28% dizem que os pais foram os responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.
Quando questionados se já buscaram informações sobre Educação Financeira, 43% dos consumidores dizem que sim.
Entre os que afirmam fazer o controle orçamentário, 47% alegam que já buscaram orientações de Educação Financeira. Entre os que dizem não fazer, 36% já precisaram se informar sobre o tema.
E onde obtiveram essas informações? 46% dos consumidores alegam que recorreram a pesquisas do tema em sites específicos sobre Educação Financeira. Entretanto, apenas 29% afirmam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam.
Fonte: Boa Vista SCPC
51% alegam que recorreram a pesquisas sobre Educação Financeira porque queriam alternativas para controlar os gastos. 33% por estar endividados. 5% para entender e realizar investimentos e 11% apenas para conhecimento.
De um modo geral, quando indagados em quais situações procurariam por informações ou dicas de Educação Financeira, a maioria respondeu querer economizar dinheiro (25%), seguida de dificuldades financeiras (19%) e informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).
Portal Consumidor Positivo
Para auxiliar o consumidor com suas finanças pessoais, a Boa Vista SCPC mantém o portal www.consumidorpositivo.com.br, no qual oferece conteúdos com dicas de educação financeira e orçamento doméstico. Os materiais podem ser acessados gratuitamente no portal.
Metodologia
Nesta pesquisa eletrônica sobre Educação Financeira, a Boa Vista SCPC entrevistou 1.194 consumidores em todo o país. O levantamento foi realizado através da internet, entre os dias 22 de maio a 03 de julho. Os resultados devem ser lidos considerando margem de erro 3p.p. e 95% de grau de confiança.