A Black Friday deve ser mais on-line em 2020 do que em 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 600 consumidores de todo o Brasil. 69% dos consumidores pretendem fazer compras nessa Black Friday, e dentre eles, 67% por meio da internet. No ano passado, eram 57%, um aumento de 10 pontos percentuais. O ticket médio também deve ser maior, mesmo com a crise, chegando a R$ 470, contra R$ 460 em 2019.
Para 67% dos consumidores, o valor das compras será parcelado enquanto para 33%, à vista. O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais citado, e será usado por 38% dos consumidores. O cartão de débito vem em segundo lugar, para 19%, e em terceiro, o dinheiro, citado por 15%. Em 2019, o dinheiro ficou em 2º lugar e o cartão de débito em terceiro, indicando que cada vez mais consumidores deixam de usar o dinheiro vivo.
Ainda entre os que irão fazer compras, 48% pretendem comprar nesta data um bem ou serviço que ainda não possuem, ao passo que 47% vão comprar algo para substituir o que já possuem e 5% vão comprar lançamentos para se manterem antenados. No ano passado, eram somente 34% que iriam comprar para substituir, o que aponta para uma Black Friday de renovação.
Os eletrodomésticos e os eletrônicos foram os tipos de produtos mais citados pelos consumidores como itens que desejam comprar nesta Black Friday, o que pode explicar o ticket médio mais elevado da Black Friday, em comparação com outras datas comemorativas.
Que serviços e produtos pretendem comprar?
Fonte: Boa Vista
Não vai comprar por quê?
Entre os 31% que não vão comprar na Black Friday, o principal motivo apontado foi a priorização de outras contas da casa (17%). Outros 15% não vão comprar pois estão endividados, 13% não costumam aproveitar a Black Friday e outros 11% estão desempregados.
Entre quem ainda vai comprar, mas numa loja física (33%), 45% comprarão em shoppings centers, 36% em lojas de bairro e 19% em hipermercados e demais lojas
Data em consolidação
62% dos consumidores já estão habituados com a Black Friday e já fizeram compras nesta data. 76% deles têm como principal objetivo de fazer as compras neste momento aproveitar os descontos e 83% acreditam ser vantajoso e/ou muito vantajoso aproveitar para fazer as compras nesta ocasião. Ou seja, a data vem se consolidando cada vez mais entre os consumidores brasileiros, que prezam pelo máximo de economia possível.
Segurança na web
Apesar no aumento da intenção de compras via internet, o consumidor brasileiro ainda se mostra reticente quanto a informar seus dados de forma on-line para fazer compras. 56% dos consumidores afirmam não se sentirem seguros quanto ao fornecimento de dados. 27% dos que comprarão on-line relatam, inclusive, já terem sofrido algum tipo de fraude na internet. A fraude mais indicada por eles (74%) foi com o uso indevido do cartão de crédito.
Outro dado preocupante é que quase metade dos consumidores (46%), afirmam que não sabem como agir ao sofrer algum tipo de fraude.