A Boa Vista, empresa que oferece inteligência analítica de ponta para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia a compra da Konduto, especializada em risco e antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Esta é a segunda aquisição da companhia em pouco mais de três meses. A primeira ocorreu em dezembro, quando comprou 100% da Acordo Certo, que oferta negociações de dívidas no ambiente online. As duas aquisições acontecem meses depois da abertura de capital da Boa Vista, em setembro passado, e fazem parte do seu plano de crescimento.
A operação foi precificada em R$ 172 milhões e prevê a aquisição de 100% do capital social da Konduto pela Boa Vista.
A iniciativa deve ampliar a oferta de produtos de prevenção à fraude da Boa Vista num dos segmentos que mais cresce no país. Para o presidente da Boa Vista, Dirceu Gardel, a transação é mais um passo importante da companhia em sua trajetória de forte ênfase em inteligência analítica baseada em inovação e tecnologia de ponta.
“Com a aquisição da Konduto passamos a oferecer ao mercado soluções em antifraudes com o que há de mais moderno em machine learning e monitoramento de comportamento de navegação para combater a fraude on-line. Isso também irá contribuir para ampliar a nossa oferta de produtos e soluções aos clientes e aos consumidores, além de fortalecer a nossa posição de liderança em soluções analíticas”, ressalta o executivo.
A Konduto é uma empresa digital com experiência em e-commerce, meios de pagamento e inteligência artificial. É responsável por criar produtos antifraude completamente inovadores, que garantem segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, para combater a fraude em transações digitais com eficiência, aumentar as taxas de conversão e maximizar o faturamento destas operações.
Fundada em 2014, a Konduto atende mais de 27 mil lojas no Brasil e na América Latina. Somente em 2020, em seus sistemas foram processados 244 milhões de pedidos para avaliar a possibilidade de fraudes, e R$ 35 bilhões em compras. Com este feito, estima-se que R$ 1,3 bilhão deixaram de ser desembolsados indevidamente com prejuízos em fraudes.
Impulsionados pelas medidas adotadas para conter o avanço da pandemia, consumidores passaram a comprar muito mais em comércio eletrônico e mais empresas passaram a vender no ambiente online. Mas apesar deste movimento acelerado de transações, a Konduto constatou, em um estudo recente chamado o Raio-X da Fraude, que essa alta não representou um aumento das fraudes, o que mostra o quanto as tecnologias antifraudes têm sido mais eficientes e necessárias.
“Nós nos orgulhamos de ter criado um sistema que combina as melhores tecnologias e mentes incríveis para construir soluções que realmente são eficazes no combate a fraudes, tanto em transações de e-commerce, quanto em transações via PIX e contas digitais. Ao unirmos as operações com a Boa Vista, empresa com a qual identificamos total sinergia e propósitos em sintonia, potencializamos a capacidade de atender a um número muito maior de empresas. O comércio eletrônico se consolidou como uma realidade ao longo do último ano e os serviços antifraudes ganharam ainda mais relevância”, analisa, Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.
A consumação da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para esse tipo de operação, incluindo a obtenção da aprovação das autoridades concorrenciais (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE). Neste interim, a Boa Vista e a Konduto permanecerão conduzindo suas atividades de forma totalmente independente até a aprovação final da transação pelo CADE.
Sobre a Konduto
A Konduto é um antifraude que garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações. A solução combina alta tecnologia e inteligência humana para realizar análises precisas em menos de 1 segundo e é utilizada por mais de 4 mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos, ajudando o e-commerce a evitar um prejuízo superior a R$1,3 bilhão em fraudes. A empresa também é idealizadora e organizadora do Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.