Com o objetivo de atrair, reter e desenvolver os seus colaboradores, a Boa Vista, empresa de inteligência analítica, tem apostado na estratégia de proporcionar uma jornada que priorize a experiência dos colaboradores. A área de People, responsável pela gestão de pessoas, há dois anos, desenvolveu a iniciativa “Minha Experiência Boa Vista” para valorizar a experiência dos colaboradores e apoiar as equipes na constante transformação da empresa.
A “Minha Experiência Boa Vista” foi idealizada a partir de um olhar mais sistemático para a estruturação de benefícios e processos da área. E o ponto de partida para as ações é a escuta ativa de todos os colaboradores, já que a empresa realiza a há quase três anos pesquisa de clima e engajamento todas as semanas, com participação média de 75% dos colaboradores. Este diagnóstico semanal traz importantes elementos para a construção de práticas e processos conectados com a satisfação dos colaboradores.
Um exemplo destas ações foi a implementação da ajuda de custo para montar o home office (mobiliário e internet) – que se tornou realidade durante a pandemia – implantação do PAE – Programa de Apoio ao Empregado, que conta com apoio Psicológico, Nutricional e Jurídico e, também, GymPass focando no bem-estar físico. Além disso, passaram a ser oferecidos treinamentos específicos a partir do Programa de Desenvolvimento de Liderança, e do People On Academy, programa focado no desenvolvimento profissional. O People On Academy disponibiliza mais de 100 cursos, que somam 75 horas de conhecimento.
Reconhecimento do colaborador da Boa Vista e foco
Outro pilar importante dentro da estratégia da empresa é o reconhecimento e celebração dos colaboradores por conta de seu desempenho. “Todo colaborador deseja crescer profissionalmente e na Boa Vista acreditamos que é ainda melhor fazermos isso juntos. Não estamos apenas preocupados em estimular o aprendizado do nosso time, mas também em reconhecer e celebrar seus avanços e conquistas. Durante o primeiro semestre de 2022, reconhecemos e celebramos, por meio de promoções, benefícios, entre outras iniciativas, aproximadamente 400 pessoas”, explica Helen Menezes, diretora de People na Boa Vista.
Para garantir que os colaboradores sejam reconhecidos pelos seus méritos e desempenho, a Boa Vista contou com o apoio da consultoria Willis Towers Watson no desenvolvimento de sua arquitetura de cargos. A estrutura foi criada para a equalização das condições de remuneração dos colaboradores que ocupam os mesmos cargos, baseada nas descrições de posições, competências e responsabilidades e serve como base para uma série de programas e ações de gestão de pessoas. A companhia ainda aposta em campanhas de incentivo para as equipes comerciais e de atendimento ao cliente, PPR – Programa de Participação de Resultados, bônus comercial, entre outras frentes.
Parceria com consultoria impulsiona diversidade e inclusão
Para impulsionar as inciativas de diversidade e inclusão, a Boa Vista contou com a consultoria da empresa Mais Diversidade, a maior do segmento na América Latina. Um dos frutos da parceria é o Programa de Formação para Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo contratar e auxiliar na formação de profissionais com deficiência e apoiá-los na construção de suas carreiras. Para apoiar o programa, a consultoria atuou na capacitação da liderança da Boa Vista. Atualmente, a Boa Vista conta com 31 colaboradores com deficiência.
A Boa Vista passou a patrocinar ações de cultura, artes, cidadania, diversidade e inclusão. Ao longo de 2022, a companhia já patrocinou as peças “A Vela” e “A Golondrina”, que abordam questões relacionadas à temática LGBTQIAP+ e “Jardim de Inverno”, que promove reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. A empresa também tem subsidiado programas de capacitação profissional e educação financeira, como o Programa de Crédito para Mulheres, em parceria com o CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, no qual é a responsável pelo conteúdo de educação financeira e gestão do orçamento doméstico ministrado às participantes.
A decisão de patrocinar as ações corrobora com o propósito da empresa em gerar impacto positivo na vida de pessoas, organizações e na economia brasileira. “Estamos muito felizes em abrir essa frente e viabilizar eventos que trazem à tona temas como a diversidade, a cidadania e a inclusão. Isso faz parte da agenda ESG que temos na Boa Vista. Encontramos no apoio aos programas culturais que debatem temas relacionados a diversidade e inclusão uma forma de estimular encontros transformadores”, afirma a diretora de People.
A consultoria Mais Diversidade também organiza a feira DIVERS/A, que é o principal evento de conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais e companhias que promovem a diversidade e inclusão nos seus times. Em 2022, a Boa Vista patrocinou o evento e enviou sua equipe responsável pela gestão de pessoas, que recebeu mais de 700 currículos para vagas de trabalho. Durante junho, o mês da diversidade, a Boa Vista ainda promoveu uma série de palestras que abordaram a diversidade no mercado de trabalho.
Uma vez que a diversidade faz parte dos valores da Boa Vista, há dois anos foram criados os grupos de afinidade: Mulheres na Boa, que aborda temas relacionados às mulheres e equidade de gênero. Mistura Boa, para discussão sobre raças e etnias. Na Boa Sem Fronteiras, para debater os temas das pessoas com deficiência e o grupo Boa Vista Pride, que aborda temas relacionados à temática LGBTQIAP+. Os grupos se reúnem periodicamente para debater a realidade das comunidades e desenvolver ações que tenham como objetivo tornar a Boa Vista cada vez mais receptiva a todos.