A Boa Vista, empresa de inteligência analítica aplicada à transformação de informações em soluções para decisões de riscos e crédito, e a Red Ventures, companhia global de tecnologia voltada para crescimento de vendas digitais, concluíram a formação da joint-venture anunciada pelas duas companhias em outubro de 2022. A nova empresa reunirá a plataforma de renegociação de dívidas Acordo Certo e o site Consumidor Positivo, ambos da Boa Vista, com o iq, aplicativo de recomendação de produtos financeiros da Red Ventures Brasil. Somados, os serviços ao consumidor da Boa Vista e o iq contam atualmente com mais de 40 milhões de usuários cadastrados.
Conclusão da joint-venture
O closing do novo negócio vem após a aprovação pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e os aportes à joint-venture, por parte da Boa Vista, da Acordo Certo, e, por parte da RV Marketing e da RV Technology (subsidiárias da Red Ventures), do iq e de cerca de R$ 35 milhões, na proporção de 50% para cada uma. Além disso, as duas empresas celebraram um acordo de acionistas da nova companhia, bem como um acordo operacional.
Pelo lado da Boa Vista, atuaram nas assessorias financeira e legal, respectivamente, a RGS Partners e o escritório Mattos Filho.
A nova empresa e seus objetivos
A joint-venture será um marketplace de crédito e serviços financeiros, estruturando um ecossistema de soluções financeiras para consumidores com dívidas ou não, ofertando uma experiência melhor e mais completa aos consumidores. A união dos serviços, clientes e plataformas tecnológicas do iq, Acordo Certo e Consumidor Positivo permitirá que a nova empresa atenda a todos os públicos, independentemente da renda ou situação financeira do consumidor. Com essa integração será possível oferecer consulta de score de crédito, renegociação de dívidas e um marketplace de produtos financeiros em uma única plataforma.
"A Red Ventures está muito animada com a parceria junto à uma empresa renomada e com histórico de inovação como a Boa Vista. A conclusão da nova joint-venture une nossas operações em um ecossistema inovador que vai permitir aos consumidores brasileiros o total controle de sua vida financeira. Estamos certos de que a parceria gerará resultados significativos para ambas as empresas", comenta Daniel Santos, CEO da Red Ventures Brasil.
Marcio Fabbris, CEO da Boa Vista, também celebra o closing da joint-venture. "Estamos muito satisfeitos em anunciar a conclusão da nova companhia, que nos permitirá oferecer um leque mais amplo de soluções financeiras e criar uma plataforma aos consumidores única no mercado brasileiro. A integração com uma grande empresa como a Red Ventures otimiza os esforços de aquisição de clientes e desenvolvimento de produtos, e tem valores alinhados aos pilares fundamentais da estratégia da Boa Vista de digitalização, expansão de margens e atendimento ao mercado de consumidores”, diz o CEO.
De acordo com o vice-presidente de negócios da Boa Vista, Lucas Guedes, a nova empresa vai manter o compromisso da Boa Vista de democratizar o acesso ao crédito entre os consumidores brasileiros. “A Boa Vista foi pioneira ao disponibilizar gratuitamente à população brasileira o serviço de consulta de CPF pela internet, e se manteve como aliada do consumidor ao longo dos anos. A conclusão da joint-venture é mais um grande avanço nessa relação, permitindo oferecer soluções ainda mais completas e inovadoras às necessidades dos consumidores, tudo com a expertise de duas grandes companhias”, comenta Lucas Guedes.
Sinergia entre as duas empresas
A nova empresa usará a vasta base de dados e a habilidade analítica da Boa Vista para gerar recomendações de produtos financeiros personalizadas para cada consumidor. Além disso, a joint-venture contará com a qaulidade da Red Ventures, melhor player global na expertise da conquista de clientes, no fornecimento de experiências inovadoras e de última geração, além do conhecimento em data science e marketing digital.