A campanha Acertando suas Contas realizada de 2 a 6 de dezembro, pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no estacionamento do Shopping Metrô Itaquera, na cidade de São Paulo, atendeu cerca de 63 mil pessoas entre consultas ao CPF, orientações para limpar o nome, palestras para orientação financeira, renegociações, além de serviços prestados por parceiros como Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SDTE) e Sebrae/SP. Ao longo dos cinco dias de evento, houve 32.700 encaminhamentos de renegociação com credores. Participaram da ação presencial empresas dos segmentos de varejo, telefonia, serviços, bancos e financeiras: Bradesco Cartões; BradesCard; Banco Santander; Santander Financiamentos; Casas Bahia; Via Varejo; NET; Claro; Embratel; Recovery; Carrefour Soluções Financeiras; PAN; e Riachuelo.
A ação prossegue na versão on-line, até o próximo dia 15 de dezembro, com número crescente de renegociações de dívidas, funcionando 24 horas, todos os dias e gratuitamente www.acertandosuascontas.com.br, a partir do preenchimento de um cadastro de identificação. Participam da ação online empresas dos setores bancário, financeiro, varejista e serviços, entre elas Ativos S/A, Bradesco Cartões, Bradescard, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Santander, Casas Bahia, CREDZ, NET, Claro, Omni Financeira, PAN, Recovery, Riachuelo e Via Varejo. O consumidor pode acessar periodicamente o portal www.acertandosuascontas.com.br, e verificar a relação de empresas participantes.
O presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, destaca que “a campanha Acertando suas Contas se consolidou como a maior ação de sustentabilidade do crédito no país, e só neste ano, além da ação presencial na capital paulista, atendeu as cidades de Campinas, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Registro, todas no interior de São Paulo, e também em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Nestas localidades, contamos com a parceria de entidades representativas como as associações comerciais, empresariais e industriais destes municípios”.
De acordo com o diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, “a maior parte dos consumidores que compareceram ao mutirão tinha débitos com pelo menos uma das empresas participantes”. Cosenza destaca ainda que os consumidores estavam bem orientados e sabiam de antemão sobre a possibilidade de consultarem seus CPFs gratuitamente pela internet no site www.consumidorpositivo.com.br. A maioria se informou sobre as empresas participantes do mutirão pelo site www.acertandosuascontas.com.br. “Sentimos o consumidor melhor preparado, nesse sentido, e com isso houve pouca espera em filas e o tempo de renegociação encurtado, garantindo um atendimento mais ágil”.
Os parceiros ofereceram serviços complementares aos cidadãos presentes: SEBRAE-SP, com sua unidade móvel, atendendo aos interessados em abrir, formalizar ou melhorar a gestão de um pequeno empreendimento, e provendo palestras de orientação sobre planejamento nos negócios, direitos e deveres do microempreendedor individual (MEI), além de dar apoio à formalização; Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SDTE), por meio do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), que estará também com seu posto móvel, divulgando ofertas de emprego, emitindo carteiras de trabalho, além de outros serviços; Finanças Práticas (www.financaspraticas.com.br), programa com informações e dicas para que os consumidores obtenham melhores resultados na administração do dinheiro; Poupatempo Itaquera, com apoio institucional e logístico; Associação Comercial de São Paulo (ACSP); e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), ambas com apoio institucional.